Literatura | Da redação | 20/03/2018 15h15

UEMS reúne escritores para discutir literatura contemporânea

Compartilhe:

A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), de Campo Grande, realizou nesta segunda-feira (19) o Encontro com Escritores, em que reuniu cerca de 120 escritores regionais e nacionais para discutir a Literatura Contemporânea e a extinção da disciplina de Literatura na Rede Estadual de Ensino.

O evento foi organizado por alunos e professores do Programa de Mestrado Acadêmico em Letras. De acordo com a coordenadora do mestrado Susylene Dias Araújo o evento foi importante para integração da academia com a comunidade literária.

Para o presidente da União Brasileira de Escritores do Mato Grosso do Sul (UBE/MS), André Luis Alves, tem se notado no país todo um grande surgimento de novos autores. “Isso só vem a fortificar ainda mais a nossa literatura. E eventos como esse aqui na UEMS são fundamentais para que possamos desenvolver, dialogar e apresentar nosso trabalho, para que as pessoas entendam que existe uma literatura no MS cada vez mais forte, como é caso no Brasil em geral”, destacou.

O Presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Henrique Alberto de Medeiros Filho, ressaltou que retirar a literatura do currículo da rede estadual é um “assassinato do pensamento”. “É uma forma que você tem de tirar umas poucas disciplinas que faz com que as pessoas se aproximem mais do humanismo. Então evidentemente a academia não concorda com isso, a gente tem tentado criar um link e tentar estreitar caminhos com a secretaria estadual de educação. É algo inimaginável se tirar uma disciplina que trabalha com o início de tudo, que é a palavra, a utilização da palavra e o pensamento da palavra”, disse Medeiros Filho.

O evento também teve o relançamento do livro O Refém do Abandono, do escritor, membro da Academia Sul-mato-grossense de Letras e organizador do evento, professor Fábio do Vale. “É uma minissérie em dez capítulos e a forma que eu encontrei de apresentá-la para a sociedade foi em forma de romance com a pretensão futura, num trabalho árduo, de que ela chegue a televisão”, explicou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS