Literatura | Da Assessoria | 26/09/2020 09h20

Sesi de Dourados promove 1º Sarau Literário Digital

Compartilhe:

Em continuidade com as atividades e aulas online adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), a Escola do Sesi de Dourados promoveu o 1º Sarau Literário Digital para que os alunos do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental fizessem as apresentações culturais por meio vídeos. A ideia foi possibilitar a interação entre as turmas com a apreciação artística e literária dos textos apresentados durante a atividade remota.

O sarau literário é uma festividade literária que consiste na leitura, apresentação e declamação de textos literários, música e muito mais, porém, devido à pandemia, a Escola do Sesi buscou se reinventar e criar uma atividade que unisse tudo isso e promovesse a interação entre os alunos além da apreciação do texto literário. Assim, foram organizados os grupos e as temáticas entre as turmas, sendo que cada equipe ficou com um gênero literário, o 6º ano com causos e contos, o 7º ano com poemas e o 8º ano com narrativas mitológicas.

Houve uma seleção de textos por parte dos alunos e após as leituras e organização das apresentações, iniciou-se a produção dos vídeos, sendo que as apresentações foram feitas via TEAMS, da Microsoft. Após as apresentações de cada categoria, os alunos votavam na apresentação que mais lhe agradava e os vídeos mais votados receberão uma premiação posteriormente.

Segundo a professora Thaize Soares Oliveira, que leciona as disciplinas de Técnicas de Redação e Língua Portuguesa, os alunos foram criativos e demonstraram que mesmo a distância é possível ser inovador. “Muito vídeos continham animações criadas pelos próprios alunos, além de um trabalho minucioso na edição de vídeos, composição de cenários, alguns alunos utilizaram também plataformas de games para criarem as animações, como o jogo Free fire, tão comentado por eles”, destacou.

Para a aluna Beatriz Cassuci Lomba, o sarau foi uma experiência incrível. “Nele pude ouvir várias histórias que não conhecia, ver a atuação das outras pessoas além de pesquisar vários contos mitológicos e gravar o meu vídeo, o que foi muito divertido”, disse. “O sarau foi uma excelente atividade para trabalhar a criatividade, além de promover o conhecimento através da pesquisa que os alunos tiveram de realizar. A minha filha amou a experiência”, completou Marina Santos, mãe da aluna Mariana Santos Lima.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS