Literatura | Com Sesc | 27/08/2019 15h32

Sesc Cultura discutirá os heterônimos de Fernando Pessoa

Compartilhe:

No dia 10 de setembro às 19 horas o Sesc Cultura vai abordar sobre um dos maiores poetas da língua portuguesa, Fernando Pessoa. E o convidado para realizar esse trabalho é o ator e jornalista Silvio Santana, que realizará a palestra “Não sei quantas almas tenho: a diversidade do pensamento na obra de Fernando Pessoa”. A ação é gratuita, mas as vagas são limitadas.

Há 20 anos Silvio pesquisa a obra de Fernando Pessoa, que notabilizou-se por ser mais do que um poeta, mas um criador de poetas. Mais de 100 heterônimos ou personagens foram criados por ele, com destaque para Álvaro de Campos, Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Bernardo Soares. “Não sei quantas almas tenho”, disse o poeta em um de seus poemas. Durante a palestra, Silvio vai mostrar a forma como o escritor ousou expressar o mundo por meio de cada um.

O jornalista tornou sua casa, em 2015, a Casa Fernando Pessoa MS, em Campo Grande, com o objetivo de assim poder melhor divulgar a obra do poeta português, que, ao lado de Luiz de Camões, representa o mais alto lugar na poesia portuguesa. Desde então, o espaço está aberto à promoção da cultura e da arte, tendo apresentado nesses três anos de existência, concertos musicais, peças teatrais, saraus, lançamentos de livros, Cafés Filosóficos, Cafés Literários e até sessões de cinema.

Fernando Pessoa nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888 e morreu nessa mesma cidade, no dia 30 de novembro de 1935, aos 47 anos. Alguns críticos questionam se Pessoa realmente teria transparecido o seu verdadeiro eu ou se tudo não teria passado de um produto, entre tantos, da sua vasta criação. Ao tratar de temas subjetivos e usar a heteronímia, torna-se enigmático ao extremo. Este facto é o que move grande parte das buscas para estudar a sua obra.

Serviço – O Sesc Cultura está localizado na Avenida Afonso Pena, nº 2270. Informações pelo telefone 3311-4300. Acompanhe a programação no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS