Série Ideias do Em Casa Com Sesc, lança livro nesta terça (27)

"/>
Literatura | Com Sesc | 27/04/2021 10h49

Série Ideias do Em Casa Com Sesc, lança livro nesta terça (27)

Compartilhe:

Entre os dias 27 de abril e 01 de maio, a série trata de assuntos como o lançamento do livro "Turismo Legitimado: Espetáculos e Invisibilidades", de Helio Hintze (Edições Sesc SP, 2021), na terça (27); O Combate à Fome no Brasil, na quinta (29), e no sábado (01), encerrando a semana de debates, Pessoa com Deficiência, Inserção no Trabalho e Geração de Renda na Atualidade. Para mais informações sobre as mesas e seus participantes, consulte a programação abaixo.

PROGRAMAÇÃO IDEIAS #EMCASACOMSESC

27 de abril, terça-feira

"Turismo Legitimado: Espetáculos e Invisibilidades"

Lançamento do livro de Helio Hintze (Edições Sesc SP, 2021)

No lançamento do livro "Turismo Legitimado: Espetáculos e Invisibilidades" (Edições Sesc SP, 2021), o autor Helio Hintze apresenta uma reflexão sobre os discursos que vêm validando o turismo contemporâneo, analisando a atividade como um importante mecanismo de produção de subjetividade do capitalismo. A análise crítica das narrativas adotadas evidencia dinâmicas de desigualdade social e de supressão de culturas locais, racismo e sexismo, submersas sob a espetacularização. Se por um lado a crítica pode ser incômoda, por outro, é a partir dela que o autor nos convida a refletir sobre a adoção de posturas baseadas na busca pela solidariedade e pela sustentabilidade da atividade turística.

Participantes:

Helio Hintze - psicanalista; doutor em Ciências (USP); coordenador do Observatório do Machismo (http://heliohintze.com.br/observatorio-do-machismo).

Fabio Alberti Cascino - educador, doutor em educação pela PUC-SP e pesquisador em educação ambiental.

Apresentação e mediação:

Sabrina da Paixão - historiadora, mestra e doutoranda em Educação (USP). Pesquisadora do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo.

29 de abril, quinta-feira

O Combate à Fome no Brasil

O Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil, conduzido pela Rede Penssan, mostrou que a fome atingiu 19 milhões de brasileiros durante a pandemia do coronavírus em 2020. No total, 116,8 milhões de pessoas conviveram com algum grau de insegurança alimentar no Brasil nos últimos meses do ano, o que corresponde a 55,2% dos domicílios. A mesa vai debater o agravamento da fome e da insegurança alimentar no Brasil, bem como medidas para combatê-las. Entre elas, a campanha de financiamento coletivo Tem Gente com Fome, com o objetivo de arrecadar fundos para ações emergenciais de enfrentamento à fome, à miséria e à violência na pandemia, e o programa Mesa Brasil, que, baseado na parceria entre a sociedade civil, o empresariado e instituições sociais, recolhe desde 1994 alimentos que estão fora dos padrões de comercialização, mas que continuam próprios para o consumo, e distribui para instituições sociais que necessitam complementar refeições servidas diariamente para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Participantes:

Elisabetta Recine - docente e coordenadora do Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional da Universidade de Brasília. Integrante da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, Grupo Temático de Alimentação e Nutrição da Abrasco.

Douglas Belchior - professor de História, coordenador da Uneafro Brasil, membro da Coalizão Negra por Direitos e Coordenador de Articulação de Projetos do Fundo Brasil de Direitos Humanos.

Aline Oliveira - mestre em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Coordenadora do Programa Mesa Brasil do Sesc Itaquera.

Mediação e apresentação:

Nathalia Triveloni - cientista social, jornalista e escritora. Atua como educadora do Programa Juventudes do Sesc Avenida Paulista.

01 de maio, sábado
Pessoa com Deficiência, Inserção no Trabalho e Geração de Renda na Atualidade

No Dia Mundial do Trabalhador, o debate abordará questões sobre trabalho informal, emprego formal e geração de trabalho e renda para pessoas com deficiência. A ação irá apresentar esta temática como uma pauta dentro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) de maneira transversal, colocando a visão da geração de renda e da acessibilidade de pessoas com deficiência neste diálogo para promover uma visão complexa e ampla. Para as áreas de Educação para a Acessibilidade e Valorização Social, é relevante no atual contexto social, sanitário e econômico promover a participação e protagonismo das pessoas com deficiência na busca por seu espaço na sociedade, com cidadania e autonomia. Estarão presentes na discussão pessoas com deficiência e especialistas em desenvolvimento de pessoas, carreiras e empregabilidade de pessoas com deficiência no mercado de trabalho pensando, para além das leis de cotas, na gestão e contratação de pessoas na diversidade.

Participantes:

Djalma Scartezini - gerente sênior de consultoria para Diversidade e Inclusão da Ernst Young (EY) no Brasil e América do Sul e líder da frente de Pessoas com Deficiência, Refugiados e Gerações na organização. Diretor da Rede Empresarial de Inclusão Social. É docente do MBA Executivo Estratégico e Econômico de Recursos Humanos da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e professor convidado da Fundação Dom Cabral e da HSM University.

Ivone Santana - diretora presidente no Instituto Modo Parités e Secretária Executiva da Rede Empresarial de Inclusão Social.

Mediação:

Aline Morais - sócia-diretora da Santa Causa Boas Ideias e Projetos, consultora especialista em inclusão e diversidade. Atuou por 12 anos no Governo com projetos de políticas públicas sobre o tema, acompanhando ativamente o processo de elaboração e relatoria da Lei Brasileira de Inclusão, entre outras. Pesquisadora da FAPESP, professora convidada de graduação e Pós-graduação na Faculdade de Medicina Albert Einstein. Responsável pela elaboração e edição de diversas publicações sobre o tema diversidade e inclusão.

Apresentação:

Flora Ceragioli Rodrigues - assistente técnica da Gerência de Desenvolvimento de Pessoas do Sesc São Paulo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS