Literatura | Da redação | 26/05/2017 11h57

Projeto “Cultura de Mão em Mão” começa em cidade de MS

Compartilhe:

Começou nesta quinta-feira (25) a oitava edição do Projeto ‘Cultura de Mão em Mão’, que é uma ação do Governo Municipal através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte. A programação teve início às 9h na praça Quenenciano Cecílio de Lima e segue até 18h. Na sexta-feira (25), os trabalhos prosseguem das 08h às 12h.

O projeto tem como objetivo incentivar a leitura, principalmente nos anos iniciais e simultaneamente as ações ocorrem em barracas que cada escola, de Nova Andradina e Nova Casa Verde, montou na praça, onde há apresentações com fantoches, teatros, exposição de livros e muita contação de história. As escolas Mundo da Criança e João de Lima Paes realizaram as apresentações de abertura do evento.

O prefeito Gilberto Garcia parabenizou todas as escolas pelas apresentações e organização. “É importante ressaltar que na hora de brincar vocês devem brincar, mas na hora de estudar, vocês devem estudar e muito e a leitura faz parte disso. Fica aqui a nossa certeza de que um dia bonito como esse será muito proveitoso e com muita cultura”, expôs o chefe do Executivo.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Fábio Zanata, o objetivo do evento é ampliar os conhecimentos das crianças através da leitura. “Queremos mostrar para a meninada a importância que nós temos para com a leitura. Hoje temos computadores, celulares, mas não podemos esquecer que os livros são eternos” afirmou.

E quem esteve com as crianças do segundo ano B da Escola Municipal Efantina de Quadros, foi a professora pedagoga Giseli Gasparine que trabalhou a fábula “A Lebre e a Tartaruga”. “Acredito que o projeto estimula e enfatiza a importância da leitura de uma forma lúdica, então acaba envolvendo todos para trazer a leitura e o teatro à essas crianças”, disse a docente.

Trazidos pela Escola Municipal Pingo de Gente, os Cordelistas douradenses realizaram apresentações culturais para todos os presentes. O poeta nova-andradinense Josenildo Ceará declamou duas poesias de autoria própria “Milagre de São João” e “Mamãe e o feijão catador” acompanhado pelo músico e jornalista local, Marcos Santi.

Houve também os Desafios de Cordel “ Fronteiras Diferentes” e “Diga não ao Bullying”, que foram apresentados pelas poetas Aurineide Alencar de Freitas Oliveira e Odila Schwingel Lange; e para encerrar, o músico Merliton Braff tocou no Violino as músicas Asa Branca e Assum Preto. Todos são membros da Academia Douradense de Letras e Academia de Letras do Brasil – MS.

Estiveram prestigiando o evento a primeira dama e vereadora Joana Darc, os vereadores Quemuel de Alencar, Airton Castro, Wilson Almeida e a diretora-presidente da Fundação Nova-andradinense de Cultura (FUNAC) Ana Lúcia Vasconcellos. Todas as coordenadoras, diretoras e professoras das Escolas Municipais de Nova Andradina e Nova Casa Verde também estiveram presentes na abertura do Projeto Cultura de Mão em Mão.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS