Literatura | Com Uems | 23/04/2020 14h25

Professores da Uems discutem livro sobre pandemia

Compartilhe:

Os professores Juliana Luquez e Luiz Felipe Rodrigues, ambos vinculados à Coordenação do Curso de Geografia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Jardim, fazem resenha do livro “Coronavírus e a luta de classes” da Editora Terra Sem Amos.

O livro reúne uma compilação de artigos escritos por seis pesquisadores do campo crítico do pensamento social, dentre eles, o geógrafo David Harvey, o historiador Mike Davis e o filósofo Slavoj Zizek. Entre os temas abordados estão reflexões sobre a pandemia da Covid-19 no contexto da atual crise do capitalismo e das históricas contradições da luta de classes.

“Não ocupamos os laboratórios essenciais da descoberta da cura para essa doença que acomete muitos em vários pontos do planeta, mas temos uma missão também científica: analisar e discutir as formas de reprodução social, fornecer dados e descrever a realidade dessa reprodução no âmbito das aglomerações metropolitanas, cidades menos densas, comunidades tradicionais, etc. Além de analisar os impactos dessa pandemia nas relações sociais de produção”, destaca a professora Juliana.

Para o professor Luiz Felipe, “cabe a nós nos questionarmos o porquê dessa pandemia aparecer para a humanidade atual como um evento inesperado. Inesperado, porque o caos instaurado aponta que praticamente nenhum país estava preparado para uma pandemia nessa magnitude, e inesperado também, porque presenciamos um considerável contingente de pessoas que ainda insiste em não “acreditar” na gravidade desse vírus, e daí as manifestações contra as medidas de quarentena ”. O professor ainda questiona: “quais são os processos mais amplos dos quais desembocam essas situações? ”

Os professores desenvolveram uma resenha para atender os objetivos das disciplinas que lecionam; a professora Juliana, ministrante das cadeiras de Geografia Urbana e Organização do Espaço Mundial, e o professor Luiz Felipe, a cadeira de Dinâmicas Populacionais. O texto está disponível em anexo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS