Literatura | Jeozadaque | 23/02/2011 11h31

Poeta douradense ganha “Prêmio Funarte de Circulação Literária”

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O poeta douradense Emmanuel Marinho foi contemplado com a Bolsa Funarte de Circulação Literária, do Ministério da Cultura, para realizar a obra “Um Poeta na Cidade” nos municípios de Dourados, Bodoquena, Dois Irmãos do Buriti e em Rio das Contas (BA). Para ele, que também é coordenador de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), a realização do projeto vem de encontro à necessidade sempre urgente no país de se criar ações que estimulem a prática da leitura, fundamental na transformação do indivíduo e da sociedade. O projeto será realizado em módulos diferentes de acordo com a cidade. A estreia acontece com um “Café de Poesia” seguido por oficina de poesia e contação de histórias, às 8h, em 23 de fevereiro (quarta-feira), no Núcleo Educacional de Bodoquena. Na tarde do dia 25, o poeta conversa com a comunidade na Biblioteca Municipal Marcolino Penajo Flores e às 20h apresenta o espetáculo “Solo para Palavras e Sanfona de Brinquedo”. Todas as ações tem entrada franca e as inscrições poderão ser feitas na Secretaria Municipal de Educação de Bodoquena (fone 67-3268-1210), já que a Prefeitura é parceira dos eventos. A proposta de “Um Poeta na Cidade” é, através da presença do escritor/educador na comunidade, oferecer diversas atividades, entre elas a oficina de poesia e contação de histórias, um bate-papo com poesia na biblioteca da cidade e o espetáculo “Solo para Palavras e Sanfona de brinquedo”, para pelo menos três públicos distintos, alunos da rede pública, professores da rede pública e comunidade em geral. Oportunizando uma vivência única com o universo da leitura, da escrita e de outras linguagens. As trocas, experiências e saberes serão uma partilha a favor da leitura. Segundo Emmanuel Marinho, visitar uma cidade, seus lugares, seu povo, suas memórias e suas histórias vivas fortalecem a autoestima, a inserção social dos indivíduos como cidadãos críticos e participantes, assegurando a leitura como instrumento prioritário na consecução de uma educação de qualidade e de conscientização social, possibilitando, através da arte, novos olhares sobre o mundo e o exercício pleno da cidadania. Muitas cidades carecem de aparelhos culturais, assim como de realizações que possam contribuir de forma efetiva na busca de conhecimentos e no desenvolvimento de competências técnicas, emocionais e comunicativas que, articuladas entre si, possibilitam que o cidadão atue de maneira construtiva na sociedade democrática. Desse modo, este projeto volta-se para a formação, vivencia e conhecimento em linguagem e leitura, consideradas fundamentais no processo ensino-aprendizagem. Além disso, busca-se reafirmar horizontes para a atuação de profissionais da educação e da cultura. Da redação/Com Conesul News

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