Literatura | Portal da Educativa | 12/12/2017 09h13

Poeta bonitense lança livro sobre os 60 anos em que viveu na Pilad Rebuá

Compartilhe:

O poeta Tó A.C. Silveira Soares, proprietário do restaurante Tapera, no centro de Bonito (MS) lançou seu quarto livro neste domingo (10), marcando o encerramento da 3ª edição da Flibonito. “Da Vida se faz Poesia – 60 anos de Pilad Rebuá” traz poesias e crônicas sobre as experiências do poeta, que nasceu e cresceu na principal rua e palco de acontecimentos históricos do município.

“Eu nasci no ano que nevou em Bonito. Vocês vão até assustar, mas algumas testemunhas, o Gregorinho e alguns mais antigos lembram. A minha parteira foi a Vó Andradina, a mesma pessoa que recebeu o Senhozinho e acolheu em sua casa. Eu tenho um diferencial em Bonito. Além de ter sido o único bonitense vermelho até chegar a Iara e a Yasmim, tive a felicidade de nascer na Pilad Rebuá e de acompanhar o desenvolvimento de Bonito. Eu conheci personagens que infelizmente muito de vocês não conheceram”, destacou durante a apresentação do novo trabalho.

Em suas lembranças, Tó traz fatos históricos do município, como a primeira escola, onde a energia era gás e as salas iluminadas por lampiões. “Estudei no primeiro ginásio de Bonito, onde os meninos, Faete, Eron, Dêla, Toto, furavam as camisinhas dos lampiões. A escola era ali onde era o antiga Câmara e aí os meninos furavam as camisinhas e não tinha na cidade para vender, tinha que trazer de Jardim. Então a gente chegou a ficar dois ou três dias sem aula porque o estoque não dava”, brinca.

Ele também faz criticas sociais, relacionando a realidade nacional a do município, com temas como pobreza, política e religião. Segundo Tó, ‘a cada dois anos seu coração é tomado por tristeza ao ver o fanatismo político de cidadãos de bens, que esquecem seus princípios e ideais em nome de uma pessoa”.

Além de poeta, Tó é empresário do ramo turístico e contribuiu para o desenvolvimento da região. É o criador do voucher único no município. ‘Da vida se faz poesia’ coleciona poesias e crônicas em 82 páginas de emoção, consciência critica e delicadeza.

Homenagem

Tó foi homenageado pelos alunos do projeto ‘Arte que transforma’, do Instituto Família Legal. Coordenados pelas professoras Waldinele e Margô, os adolescentes fizeram uma pintura de Tó e Egles, esposa do poeta que faleceu no ano passado vítima de lúpus.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS