Literatura | Da redação | 14/10/2016 10h57

Obras de Manoel de Barros auxiliam desenvolvimento infantil

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O projeto de extensão da UFMS “Os despropósitos da poesia: criança e infância com Manoel de Barros” tem levado a crianças da rede pública municipal de Aquidauana atividades diferenciadas para seu desenvolvimento. Alguns dos objetivos são: proporcionar a elas uma infância saudável e imaginativa por meio da literatura; propiciar a alfabetização baseada em uma formação literária, cultural e artística; garantir o acesso gratuito à cultura literária sul mato grossense, baseados nas obras de Manoel de Barros; oportunizar atividades práticas que integram as diversas áreas do conhecimento para fortalecer e ilustrar a correlação entre arte, cultura, e as outras formas do saber; e oferecer uma formação multidisciplinar, onde a interação entre duas ou mais disciplinas tem como meta superar a fragmentação do conhecimento.

A ideia para o projeto surgiu da coordenadora, a professora de Pedagogia do câmpus de Aquidauana (CPAQ) Janaina Nogueira Maia Carvalho. “Minha linha de pesquisa desde o Mestrado e agora no Doutorado é a criança e a Infância, e, desde muito tempo permeio as poesias de Manoel de Barros para minhas leituras prazerosas, sendo uma leitora assídua de suas obras. Em 2014 quando da sua morte, resolvi desenvolver junto à minha linha de pesquisa algo que envolvesse as poesias do poeta. Primeiro em sua homenagem, e, depois, por acreditar na regionalidade posta pelas suas escritas, e ainda mais quando ele trata da infância de maneira peculiar”, conta. Segundo a professora a ideia foi prontamente aceita pelos acadêmicos que entenderam muito bem a proposta.

1ª edição

Em 2015 o projeto foi inscrito no Edital EXT/2015 (UFMS) – Fluxo Contínuo. Em março foi constituído um grupo de estudo para conhecimento da vida e obra de Manoel de Barros e em maio/junho foi realizada uma oficina para elaboração e confecção dos brinquedos, das poesias, dos elementos para o desenvolvimento das ações. No período de julho a dezembro foram realizadas as atividades em 150h na Escola Municipal Erso Gomes, com 236 crianças do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental. “Os resultados 14199318_1975153469377963_870533003700133869_nforam os melhores possíveis, na verdade, surpreendentes, pois tivemos uma devolutiva dos professores, diretores e familiares, bem como das crianças, as mais importantes para nós nesse processo. Ao olharmos os objetivos todos atingidos de maneira prazerosa resolvemos ir para o ano de 2016 ampliando ainda mais a arte e cultura voltadas a uma infância regional proposta nas poesias de Manoel de Barros”, rememora a professora. Assim, o projeto foi inscrito no Edital PAEXT/2016 – Com ônus, com reelaboração da proposta e ampliação dos objetivos.

Edição atual

O início se deu novamente com o grupo de estudo em fevereiro de 2016 e o término das atividades está previsto para dezembro. As ações são desenvolvidas agora na Escola Municipal CAIC – Antônio Pace com 236 crianças e 20 professoras, bem como a coordenadora, diretora e seu vice. O grupo se reúne semanalmente para elaboração do planejamento das atividades na escola e realiza, concomitantemente às atividades práticas, pesquisas sobre a vida e as obras de Manoel de Barros.

Com as crianças as atividades realizadas são: leitura e dramatização das obras; brincadeiras; confecção artesanal de brinquedos (pé de lata, carrinho de madeira, bola de meia, etc…), registrado (contado) nas poesias trabalhadas em cartazes, bem como, a leitura e escrita das poesias. O projeto tem uma sala especial na escola, onde está retratado o cenário de 13906606_1226523287380271_4420344951975394153_nManoel de Barros. O local é carinhosamente chamado de “quintal”, em referência a uma frase escrita na poesia “O menino e o rio” – “O nosso quintal é maior do que o mundo”.

De acordo com a coordenadora, a expectativa é realizar ao final das atividades de 2016 uma apresentação à comunidade escolar com o objetivo de apresentar os resultados da vivência da infância. imagem24Está prevista também a elaboração um livro onde serão relatadas as experiências vividas pelos/as acadêmicos/as membros do projeto.

Além de Janaina, participam do projeto as professoras Ana Lucia Gomes, Francys Marizethe e Olga Reis da Pedagogia e outros docentes colaboradores dos cursos de licenciatura do câmpus. Entre os acadêmicos estão as bolsistas de extensão Cassandra Correa e Fabiana Aparecida Vaz Benevides, que organizam as atividades, três bolsistas permanência e outros 45 membros que também realizam as ações na escola.

Sobre a importância de se envolver as crianças no estudo das poesias de Manoel de Barros a professora afirma que é justamente por meio das poesias que elas vivem suas peraltices, criam e recriam situações inusitadas para poderem ser, fazer e desenvolver. Janaina defende o protagonismo infantil, a capacidade que as crianças têm de participação na construção de conhecimentos acerca dos seus mundos culturais e sociais, e a visão de que não são apenas portadoras de passado e de futuro, de esperança e nostalgia, mas são sujeitos existentes em si mesmo, no presente e não um “vir a ser”. “Por isso, acredito no valor das poesias, e principalmente nas poesias de Manoel de Barros para proporcionar uma infância regional às crianças que estão neste processo de identificar-se como atores sociais que vivem e são capazes de produzirem a sua própria história e também produzirem a sua cultura”, reafirma.

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