Obra infantil aborda a questão dos refugiados e a amizade

"/>
Literatura | Verônica Bittencourt Scisinio | 22/06/2021 11h31

Obra infantil aborda a questão dos refugiados e a amizade

Compartilhe:

Joana tem uma nova colega de classe chamada Ileana. Ela e a família são refugiados que, após dura travessia pelo oceano, chegam a outro país. Superando a barreira da língua, as duas garotas de culturas distintas tornam-se amigas e compartilham histórias e brincadeiras, a princípio por meio de gestos e desenhos, depois por palavras e gostos comuns como o céu. As duas amam o céu noturno e refugiam-se, sonhadoras, na observação das estrelas. "Refúgio", de Sandra Le Guen e ilustração de Stéphane Nicolet, é o lançamento da SM Educação voltado ao público infantil, que conta uma história delicada e sensível sobre exílio, migração, empatia, amizade, família, resiliência, adaptação, acolhimento das diferenças e sonhos.

O livro aborda temas éticos, sociais e urgentes, como a questão dos refugiados, de forma pertinente ao universo infantil e a partir do olhar de uma criança. Pela riqueza de elementos textuais, a narrativa propicia atividades e leitura mediada e/ou compartilhada em sala de aula ou em casa.

O interessante jogo de palavras com o título Refúgio (local de acolhimento, proteção), que remete ao verbo refugiar (ou seja, retirar-se para lugar em busca de segurança, proteção) ressalta a perspectiva do acolhimento, que é um dos principais fios condutores da narrativa. A metáfora do céu como refúgio, sem barreiras ou fronteiras, complementa essa ideia e ressalta o lado poético da astronomia.

As ilustrações delicadas e cheias de detalhes de Stéphane Nicolet, criam uma sofisticada narrativa em imagens, suscitando curiosidade, favorecendo a apreciação estética e a imaginação, ao mesmo tempo que complementa e expande os sentidos da narrativa textual.

Ficha Técnica

Título: Refúgio

Autora: Sandra Le Guen

Ilustrador: Stéphane Nicolet

Tradutor Cláudio Figueiredo

Coleção: Tatu-bola

Segmento: Infantil Anos escolares/ Faixa etária: 3º e 4º anos/ a partir de 8 anos

Disciplinas: Língua Portuguesa

Edição/Data: 1ª edição 2021

Editora responsável: Graziela Ribeiro dos Santos

Formato: 18 x 23 cm

Quant. de páginas: 32

Acabamento: Brochura com laminação fosca

Sobre a autora e o ilustrador:

SANDRA LE GUEN nasceu na França, em 1977. Formada em Jornalismo, sempre gostou de escrever sobre literatura infantil. Então, um dia, decidiu se aventurar como escritora de livros para crianças, tendo já várias obras publicadas. Ela também teve, por seis anos, um blog chamado Maman Baobab [Mamãe Baobá], onde escrevia sobre livros, sobre leitura e sobre ser mãe de duas meninas.

STÉPHANE NICOLET nasceu na França, em 1973. Ele era da indústria de alimentos e trabalhou em uma fábrica de chocolates. Um dia, depois de uma indigestão, percebeu que gostava mais do livro A fantástica fábrica de chocolates do que de comer o doce. Começou então a desenhar e até hoje ilustra obras infantojuvenis e quadrinhos.

Sobre a SM

Nascida na Espanha, a SM está presente em 10 países e são mais de 2.300 profissionais e voluntários se dedicando a este projeto. Responsabilidade social, inovação e proximidade com a escola pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa. Atuante no Brasil desde 2004, a SM oferece um amplo catálogo de serviços educacionais, conteúdos didáticos e de literatura infantil e juvenil no país. Mais informações: https://www.smeducacao.com.br.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS