“O Diário do Caio Henrique” será lançado na Biblioteca Isaias Paim neste sábado

"/>
Literatura | Com Fundação da Cultura | 18/12/2021 10h36

“O Diário do Caio Henrique” será lançado na Biblioteca Isaias Paim neste sábado

Compartilhe:

Caio Henrique Romero é um jovem com muita consciência do seu papel na sociedade. Portador de paralisia cerebral, ele vai lançar um livro sobre sua história de vida no próximo sábado, dia 18 de dezembro de 2021, às 19 horas, na Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim, unidade da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul.

“O Diário do Caio Henrique” traz conteúdos relacionados à história de vida do autor, crescimento pessoal e profissional, dificuldades enfrentadas para alcançar seus objetivos e as vitórias alcançadas, tudo ilustrado com fotos. Aborda também temas relacionados à determinação, persistência, força de vontade, acessibilidade, resiliência e muitos outros assuntos, com frases de sua autoria.

“Meu livro é um desabafo onde eu conto minha história de vida desde o nascimento até a atuação profissional, para que possamos ter uma sociedade mais libertadora, igualitária e inclusiva. A partir do momento que você tem a aceitação completa da situação, fica mais fácil você lidar com a vida. Minha mãe, quando ela estava chorando pelos nãos recebidos, ela encontrou uma escola que disse: ‘a gente aceita o seu filho aqui; o que a gente não souber ele vai nos ensinar’. Aí eu tive a oportunidade de estudar e aprender muitas coisas”.

A mãe do Caio, Márcia Romero, explica que ele trabalha no livro há três anos, e está muito feliz agora com o lançamento. “O Caio sempre foi muito ativo, sempre quis fazer a diferença. Ele precisava conquistar o seu espaço igual às outras pessoas. Ele me surpreende todos os dias, acorda bem-humorado, sorridente, com força para viver. Ele é feliz da forma dele. E eu sempre quis mostrar meu filho, fazer com que ele participasse da sociedade. Onde não cabia o Caio, não me cabia também”.

A Subsecretária de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência, Telma Nantes de Matos, disse que a cultura é um excelente caminho para a inclusão social. “Temos que valorizar as pessoas que chegam à sociedade por meio da cultura. Segundo dados de 2010 do IBE, 23,9% da população possui alguma deficiência. Estas pessoas estão cada vez mais indo para o mundo do trabalho, da cultura, do turismo, da sociedade. Precisamos dar visibilidade para estas ações”.

Caio Henrique é formado em Marketing Digital e atualmente está cursando uma pós-graduação na mesma área. Ele deixa uma mensagem e um convite para todos prestigiarem o lançamento do seu livro: “Há quatro anos eu venho mostrando meu rosto para a sociedade no YouTube [Diário do Caio Henrique], levando autoestima, esperança e minha história e caminhada como ser humano para que possam servir de incentivo para a sociedade, seja para pessoas com deficiência ou não. Eu sempre digo: corra atrás do seu sonho, lute pelos seus objetivos e vá adiante. Se você olhar para todos os obstáculos, não vai alcançar o objetivo final. Você tem que usar o obstáculo como degrau que vai te levar a um objetivo maior. Pensando e agindo assim, você consegue alcançar grandes coisas”.

Serviço:

Lançamento do livro “O Diário do Caio Henrique”

Data: 18 de dezembro de 2021, sábado

Horário: 19 horas

Local: Biblioteca Pública Estadual Dr. Isaias Paim

Endereço: Memorial da Cultura e da Cidadania. Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro.

Mais informações pelo telefone: (67) 3316-9177.

 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS