Literatura | Da Redação | 16/03/2021 11h19

Marcos Marcionilo assume a curadoria da 63ª edição do Prêmio Jabuti

Compartilhe:

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anuncia Marcos Marcionilo como o novo curador do Prêmio Jabuti. O editor e tradutor traz para o mais importante prêmio do livro brasileiro a experiência de uma trajetória de 42 anos no mercado editorial.

"Ao conhecer por dentro o Prêmio Jabuti em três edições consecutivas - 2018 a 2020 -, dou-me conta de seu lugar e peso nas várias esferas de nossa cultura. Sessentão já, o Jabuti vem se transformando em um instantâneo anual das questões que movem o Brasil", comenta Marcionilo.

Para Vitor Tavares, presidente da CBL, o Prêmio Jabuti segue se renovando e buscando os melhores caminhos para valorizar a literatura brasileira. "O trabalho de Marcos Marcionilo à frente do Jabuti faz florescer todas as qualidades de um prêmio que abraça todos os aspectos da produção editorial do Brasil", complementa. O curador desta edição 2021 vem colaborando com o Prêmio Jabuti, primeiro como jurado [edição 2018], posteriormente, como membro do Conselho Curador [edições 2019 e 2020].

Marcos Marcionilo é graduado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Sua carreira no mercado editorial é marcada por diversas vertentes: escrita, edição, ensino de línguas, linguagem e linguística. Tem também larga experiência em tradução com cerca de 80 obras traduzidas do francês, do inglês, do italiano e do espanhol. Como "o mais antiacadêmico entre os editores acadêmicos", como costuma, bem-humorado, se definir, seu trabalho tem sido o de introduzir os avanços das ciências da linguagem no ensino de língua materna no Brasil. As obras por ele editadas têm fomentado novas inflexões na formação de professores e de pesquisadores no campo das linguagens e da literatura, especialmente com as traduções de clássicos da linguística até agora inéditos em português. Essas mesmas posições de abertura à centralidade da linguagem na constituição do humano e do social são as que ele transmite em seus cursos livres de formação de profissionais para o mercado editorial.

O novo curador já definiu o grupo de conselheiros que trabalhará na 63ª edição do Prêmio. Confira abaixo as informações sobre cada integrante. Em breve, será divulgado o calendário das inscrições e da premiação.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS