Voltada para professores e estudantes da área artística, obra reúne anos de pesquisa sobre o assunto

"/>
Literatura | Raquel de Souza - Assessora de Imprensa | 25/06/2021 11h47

Lançamento de livro aborda a dança como conteúdo escolar

Compartilhe:

A dança sempre esteve presente nas escolas, normalmente reservada para festas e apresentações em ocasiões especiais. Mas para a professora e pesquisadora Christiane Araújo, graduada em Dança e com mestrado e doutorado em Educação, ela pode ir muito além e realmente fazer parte do conteúdo ministrado. Após muitos anos de pesquisa na área, ela reuniu os resultados obtidos no livro “A Dança na Disciplina de Arte: Transposição entre as Linguagens Artísticas”, que será lançado virtualmente amanhã (26), às 15h.

“Eu penso que são vários os benefícios da dança estar presente nas escolas, um deles é o próprio desenvolvimento do ser humano. Uma pessoa que tem uma verdadeira experiência artística na escola será um ser humano mais sensível, com uma visão mais poética e crítica do mundo e poderá encontrar diferentes saídas para as questões do dia a dia”, afirma Christiane. Segundo a autora, a ideia do livro surgiu depois de 10 anos de pesquisa dentro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), onde ela é professora, e da experiência supervisionando estágios de acadêmicos dentro das escolas. “Encontramos muitos entraves na inserção da dança dentro das escolas, e isso fez com que eu focasse meu projeto nesse assunto, como uma das possibilidades para minimizar esses desafios”, comenta.

O objetivo principal do livro é trazer conceitos, estratégias e suporte para que os professores possam atuar na educação básica e inserir a dança dentro da disciplina de Arte, que é obrigatória desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “Essa dança não tem um estilo especifico, mas poderíamos nomear de dança criativa ou educativa, ou seja, é uma dança que consegue a partir de propostas de consciência corporal, criatividade e apreciação estética se integrar aos contextos dos estudantes”, explica a professora. Se os alunos estão estudando Arte Moderna, por exemplo, ou a pintora Tarsila do Amaral, o livro traz exemplos de como a dança pode ser inserida nas aulas.

A obra faz parte de um projeto mais amplo, subsidiado pelo Edital do Fundo Municipal de Investimentos Culturais (FMIC) 2019, que além do lançamento deste sábado incluiu uma vivência corporal on-line, que demonstrou de forma prática alguns exemplos que estão nos planos de aula disponíveis no livro, elaborados por integrantes do Grupo de Pesquisa de Poéticas e Educação em Dança (GPPED), e um sorteio de 200 exemplares para professores e estudantes de todo o Brasil, além de outros 300 livros que serão distribuídos em Mato Grosso do Sul para bibliotecas públicas, centros culturais, escolas e para profissionais de dança, cultura e arte-educação.

“O que proponho nesse livro é uma estratégia para os acadêmicos e para os professores de dança nas escolas desenvolverem conteúdos específicos da linguagem da dança a partir de temas norteadores. Esses temas podem surgir dos contextos dos alunos, da cultura local e até mesmo de outras linguagens artísticas. Essa pesquisa continua e hoje estou ampliando ela a nível de Brasil”, finaliza a autora.

Serviço: O lançamento do livro “A Dança na Disciplina de Arte: Transposição entre as Linguagens Artísticas”, da autora Christiane Araújo, será realizado amanhã, dia 26 de junho, às 15h, via Google Meet, com transmissão pelo YouTube no link: https://www.youtube.com/channel/UCGOCVn7AOkhqH4DE0bF3FPw. Mais informações pelo Instagram: @grupodepesquisagpped.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS