Literatura | Da redação | 06/11/2018 09h22

Grupo de Pesquisa Literatura e Vida promove seminário em Corumbá e Três Lagoas

Compartilhe:

O Grupo de Pesquisa Literatura e Vida (GPLV) da UFMS promove no mês de novembro, o 10º Seminário GPLV. O evento atua em caráter itinerante, e cada edição é realizada em uma cidade do país. Neste ano, está estruturado em duas etapas: a primeira, entre os dias 7 e 10, no campus do Pantanal em Corumbá e a segunda em Três Lagoas, nos dias 12, 13 e 14.

Considerando os questionamentos cotidianos no mundo e as múltiplas faces dos estudos literários, o tema central surge sob a pergunta “E agora, José?”, do poema de Drummond. Durante as duas etapas, serão promovidas conferências, palestras, mesas redondas e minicursos. O evento ainda possui uma característica destaque, em que contribui com a ampliação do debate de potenciais projetos e pesquisas, assim como as que já estão em andamento.

Em Três Lagoas, o grupo conta com a parceria do Programa de Pós-Graduação de Letras, para a articulação do evento no campus e na Escola Estadual João Magiano Pinto. Segundo o coordenador do GPLV, professor Rauer Ribeiro Rodrigues, “o intuito é articular a pesquisa, o ensino e a extensão, com a participação de professores da rede pública, de alunos da graduação, mestrado e doutorado, apresentando seus projetos e suas pesquisas, assim como outros convidados debatendo projetos e pesquisas, ministrando minicursos e proferindo palestras”.

Sua próxima edição já tem data e local marcado. O 11º Seminário será nos dias 2 e 3 de maio de 2019 Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói. Para a vice coordenadora do Grupo, professora Eunice Prudenciano de Souza, as diversas localidades do evento viabilizam o maior alcance do conhecimento no país, estreitando laços com outras instituições parceiras. “O Grupo tem realizado eventos científicos de qualidade para alunos de graduação e pós-graduação da área de Letras da região Centro-Oeste e de outros Estados. Já realizou por duas vezes o evento em Minas Gerais, através de parcerias com escolas e secretarias de ensino municipais e estaduais. Além de dialogar com outros de Grupos de Pesquisa, como da UnB, da UERJ, da UFF, da UFU, da Unimontes, e com colegas de diversos câmpus da UFMS”.

O evento é gratuito e aberto ao público. Os interessados em participar deverão se inscrever no início das atividades, que podem ser conferidas no site www.10seminariodogplv.blogspot.com. Mais informações, pelo e-mail seminariogplv@gmail.com

O Grupo de Pesquisa Literatura e Vida

O GPLV atua desde 2011, com certificação da Universidade junto ao Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, sob a liderança do professor Rauer Ribeiro Rodrigues. O Grupo desenvolve pesquisas em Literatura Brasileira Contemporânea, Acervo Literário, Historiografia Literária e Ensino de Literatura, e reúne diversos estudos com foco nas obras de Alciene Ribeiro, Luiz Vilela e Manoel de Barros.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS