Literatura | Da Assessoria | 28/05/2020 10h20

Ficção especulativa explora o empoderamento feminino

Compartilhe:

Felipe é um jovem taxista sem ambições que encontrou uma varinha mágica capaz de realizar qualquer desejo. Diferente das histórias de magia em que é necessário aprender feitiços, o objeto encantado é capaz de ler a mente e realizar os desejos do dono. Essa é a história da obra A Fada da Varinha, escrita pelo paulistano Clóvis Nicacio.

A fada salva Felipe de um perigoso assalto, materializa-se como humana para substituir a televisão como companhia e transforma a realidade do jovem rapaz. O que ele não sabe é que todos os donos anteriores desapareceram misteriosamente depois de encontrá-la.

“Estava para ligar o videogame, quando se lembrou da varinha. O objeto continuava no quarto de dormir, sobre a cama, ao lado da folha solta.

Parecia ter recuperado o brilho do verniz, depois de secar por completo. Como se fosse uma varinha zero quilômetro, recém comprada na loja do Senhor Olivaras, o comerciante de varinhas do Harry Potter.

Havia assistido a todos os filmes do bruxinho.” (A Fada da Varinha, pág. 23)

Empoderamento feminino, ambição sem limites e preconceitos são temas tratados pelo autor durante a narrativa. Ao identificar que a grande parte das mulheres na mente de Felipe são vistas como objeto, o autor levanta, sutil e precisamente, o debate sobre o papel da mulher na sociedade e como ela é percebida pelos homens.

Destinada ao público jovem adulto, a leitura mistura detalhes de fantasia e ficção sem perder o bom humor. A Fada da Varinha registra situações fora do comum, mas perfeitamente cabíveis dentro da literatura.

Sinopse do livro: Uma entidade pré-histórica foi amaldiçoada com o pior dos castigos: realizar todos os desejos da mais fraca das criaturas, o ser humano. Quem encontra essa criatura aprisionada em uma varinha mágica é Felipe, um taxista sem ambições. Ela invade a cabeça dele procurando pelos desejos mais escondidos e os realiza, um a um, até os mais secretos. Porém, ele não é igual a todos os outros humanos destruídos por ela. A entidade descobre duas coisas com poder para interromper a sina da maldição: uma é receber amor, a outra é tornar-se …

Sobre o autor: Clóvis Nicacio lançou o primeiro livro em 2013. Paulistano, o autor é formado em Matemática e trabalhou como analista de suporte em uma empresa multinacional durante boa parte da vida. Aposentado, Clóvis aplica toda a sua experiência em algo útil e perene: a literatura.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS