Literatura | Da redação | 01/08/2016 11h37

FCMS divulga obras e escritores vencedores do Prêmio Guavira

Compartilhe:

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul divulgou nesta sexta-feira (29), no Diário Oficial do Estado, as notas e a classificação de obras e escritores que concorreram ao Prêmio Guavira de Literatura de Mato Grosso do Sul 2016. Os primeiros colocados de cada uma das cinco categorias receberão R$ 10 mil e também um certificado de premiação.

Na categoria Romance o premiado é Beije-me onde o sol não alcança, de Mary del Priore. Anatomia do Paraíso, de Beatriz Sawaya Botelho Bracher, ficou na segunda colocação; em Conto o vitorioso é Cidadania da Bomba, de Antônio de Pádua Fernandes Bueno. Na sequência ficou Larva, de Bruna Oliveira Gonçalves.

Na categoria Poesia o primeiro lugar ficou com Alarido, de Bruno Lopes Molinero, seguido por Caçambas, de Ruy Afonso Proença; Na Literatura Infantil o premiado é Hortência das Tranças, de Marcelo Eduardo Lelis de Oliveira, com Poeminha, o menino que entendia de imensos, de Teresa Cristina do Nascimento Bendini, em segundo lugar; finalizando, a categoria Juvenil premiou No meio do Caminho, de Anna Claudia Ramos, seguido de Um conto por um guaraná, de Fernando Antônio Pires.

Ao todo foram recebidas 304 inscrições de escritores de todas as regiões do país; Destas, 47 foram indeferidas. A Comissão Julgadora formada pela Fundação de Cultura avaliou 36 livros infantis, 30 juvenis, 73 de poesias, 49 contos e 69 romances escritos em língua portuguesa, editados e comercializadas no Brasil em 2015.

Cada categoria foi avaliada por três especialistas, que preencheram formulários de notas individuais. Os pareceristas foram selecionados em um processo que avaliou a experiência artística, em análise de projetos culturais e também a formação acadêmica e técnica. São professores, escritores, livreiros, críticos literários, profissionais atuantes da área literária e representantes da sociedade civil de notável atuação no setor cultural.

Na categoria Conto os jurados foram Eliane Maria de Oliveira Giacon, doutora em Literatura e professora da UEMS, Volmir Cardoso Pereira, doutor em Literatura e professor da UEMS e Elias Borges, escritor. Os Romances foram avaliados por Rosana Cristina Zanellato dos Santos, doutora em Literatura e professora da UFMS, Samuel Xavier Medeiros, escritor e presidente da União Brasileira de Escritores / Mato Grosso do Sul (UBE) e Ramiro Giroldo, doutor em Literatura e professor da UFMS.

Os Infantis passaram pelo crivo de Regina Célia Delácio Fernandes, professora da UFGD, Rosane Fernandez Garcia, professora do IFMS e Ana Maria Bernardelli, professora, escritora e integrante da UBE. Na categoria Juvenil as avaliações foram feitas por Nataniel dos Santos Gomes, doutor em Lingüística e professor da UEMS e Wellington Furtado Ramos, mestre em Literatura pela UFMS. Já Os livros de Poesia foram apreciados por Karina Vicelli, professora do IFMS, Luciano Serafim da Silva, escritor e Daniel Abrão, professor da UEMS.

O edital com o resultado do Prêmio Guavira de Literatura 2016 pode ser acessado no Diário Oficial do Estado: ww1.imprensaoficial.ms.gov.br/search

Serviço: Mais informações sobre o Prêmio Guavira podem ser obtidas podem ser obtidas na Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, pelo telefone 3316-9155.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS