Literatura | Davi Sommer | 26/06/2022 09h50

Escritor catarinense lança nova obra de poemas em prosa poética

Compartilhe:

Contador, professor e poeta. O escritor catarinense Marcos Laffin, que construiu sua carreira no mundo das exatas, sempre teve a literatura como interlocutora da racionalidade. Com nove obras lançadas, ele apresenta ao mercado seu décimo livro, intitulado Oceano. Nesta obra Laffin mergulha no universo dos poemas em prosa poética tendo o corpo, na sua condição humana, como tema de constante e intensa metamorfose na dimensão da polaridade instinto-racional. 

“No instinto tem um modo de realizar e alcançar os hemisférios do seu destino. Ouve a pulsão interna, primária, para desvelar o mundo. Na dimensão da racionalidade considera diferentes construções, valores e atitudes, muitas alheias à sua percepção, para liberar suas ações”, explica o autor. E completa: “O agir, no instinto ou no racional, é uma forma de decidir e responder à sua maneira de se reconhecer e se encontrar no mundo objetivo”.

A obra é dividida em três atos, com 17 textos. “A vida tem ciclos de avanços e recuos, de ação e reflexão assim como as águas dos oceanos, então essa divisão dos três atos simboliza os espaços-intervalos da vida acontecer e de fazer acontecer. Faz de um jeito agora faz de um jeito diferente depois é esse é o percurso de movimento dos oceanos e do corpo que sempre é vida e que se deseja plenitude no eu, no outro e com o eu-outro”, pontua o autor.

O posfácio de análise literária é assinado pelo escritor Rubens da Cunha, que explica que o autor convida o leitor a navegar na dualidade e na imaginação de imagens, metáforas, intricamentos de linguagem e sentimentos, ora com calma, ora com turbulência, como é comum nos oceanos.

Toda a renda arrecada com a venda dos livros será destinada ao Fundo IVG de Combate à Fome, um programa voltado para as necessidades básicas das famílias da Rede IVG. Foi criado no início da pandemia da Covid-19 e segue vigente.

Sobre o autor

O escritor Marcos Laffin é natural de Jaraguá do Sul, residiu muitos anos em Joinville e desde 1997 fixou residência em Florianópolis. Até 2017 foi professor do departamento de contabilidade da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), especializado em contabilidade gerencial e doutorado em engenharia de produção e pós-doutorado em contabilidade sempre participou de diversos grupos de estudo de poesia e foi um dos fundadores do Grupo de Poetas Zaragata de Joinville. Em março deste ano foi empossado para a cadeira número 9 da Academia Catarinense de Letras. Após sua aposentadoria, o escritor passou a dedicar-se inteiramente à produção literária.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS