Literatura | Da redação | 25/10/2017 10h31

Docente da UEMS lança obra 'Mulheres, violência e justiça no século XIX' em Florianópolis

Compartilhe:

A professora e pesquisadora, Dra. Marinete Aparecida Zacharias Rodrigues, da unidade de Amambai, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), lançará o livro "Mulheres, violência e justiça no século XIX”, publicado pela Paco Editorial, na Sala de Atos, na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC), em Florianópolis, nesta sexta-feira, 27 de outubro, às 18h, durante a realização do III Seminário Internacional de História do Tempo Presente 2017.

Na obra, a autora apresenta uma reflexão surgida das pesquisas com processos criminais envolvendo as mulheres com a violência no século XIX e os procedimentos da Justiça. Procura mostrar as múltiplas faces da violência que atingia as mulheres, famílias, as instituições e a sociedade civil. Marinete Rodrigues desvela um universo marcado pelas lutas femininas em busca de sobrevivência e Justiça, no momento em que o Império brasileiro reformula a legislação e as práticas jurídicas.

Priorizando o período que vai de 1830 a 1890, entre o Código Criminal de Primeira Instância do Império do Brasil e o novo Código Penal decretado no início da República a autora demonstrou, segundo a leitura do professor, Dr. Gildo Magalhães Filho (USP), que os conflitos de interesse e a busca de uma justiça pautada por injustiças maiores, como a da escravidão. “O quadro revelado descortinou a violência praticada pelas e contra as mulheres, em etnias e classes diversas, naturalmente refletindo que o último plano da ordem social e econômica era aquele em que estavam as mulheres pobres. Nos juízos da época, a culpa pela violência cabia sempre ao lado mais fraco e raramente foi possível encontrar como causas da violência a admissão da corrupção, do abuso da força e da ganância dos poderosos”.

Marinete A. Zacharias Rodrigues é pesquisadora e professora no Curso de História e Coordenadora do Mestrado Profissional em Ensino de História – ProfHistória, na UEMS, em Amambai. Tem publicado pela Paco Editorial o livro Criminalidade e Relações de Poder em Mato Grosso – 1870-1910.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS