Literatura | Da Assessoria | 12/01/2021 14h38

Confira 4 passos para despertar o prazer pela leitura

Compartilhe:

A quinta edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, coordenada a cada quatro anos pelo Instituto Pró-Livro, divulgada no fim de 2020, teve como público-alvo a população brasileira a partir dos 5 anos, alfabetizada ou não, e mostra que o índice de leitura entre os pequenos cresceu. Esse fato é embasado nos estudos que envolvem o hábito de leitura, desde livros à outras plataformas. De acordo com a educadora Claudia Onofre, consultora da plataforma de livros Infantis Dentro da História, este foi um dos impactos positivos do período de pandemia. Segundo a especialista, o desafio agora é estimular a leitura infantil de forma constante, uma tarefa que pode ser facilitada quando envolve os gostos dos pequenos, seus sentimentos, personagens favoritos e momentos que estejam passando no seu desenvolvimento, como escovar os dentes, reconhecimento da natureza e vocabulário.

Ainda segundo a profissional, a leitura infantil, aplicada da maneira correta, pode estimular diversos pontos, como o desenvolvimento da criança, equilíbrio de sentimentos, organização de horários e a unidade familiar. Para isso, é importante se atentar a 4 pilares: idade, equilíbrio emocional, administração do tempo e constância e saber unir os gostos tecnológicos da criança à leitura. Entenda:

:: 1- IDADE

Segundo a educadora, é primordial escolher a leitura de acordo com a idade da criança, até para não desmotiva-la com um conteúdo que ainda é difícil para ela assimilar. "Cada livro possui ensinamentos específicos que motivarão o desenvolvimento da criança. É importante escolher um que se adeque a ela, e assim cativa-la será ainda mais fácil, e a leitura será sempre prazerosa".

ATÉ OS DOIS ANOS

Nessa fase, os livros são focados em estimular os sentidos, como visão, audição e tato. As histórias são repletas de cores e formas que atraem a criança para o universo dos livros.

3 A 5 ANOS

Aqui, as palavras nos livros já não são mais novidade e a curiosidade só vai aumentando! Os títulos ajudam a ampliar o vocabulário nessa nova fase.

6 A 8 ANOS

Para as crianças entre essas idades, os livros estimulam a memória, a compreensão do texto e aprimoram o processo de alfabetização.

9 A 12 ANOS

Crescer e manter o gosto pela leitura é muito mais simples quando a criança já sabe qual tipo de história ela gosta mais, desde conto de fadas até ação, as aventuras que elas vão viver junto com os personagens vão fazer com que elas nunca enjoem de serem boas leitoras.

:: 2- EQUILÍBRIO EMOCIONAL

Muitas vezes, dentro ou fora de casa, as crianças tendem a ficar mais agitadas, inclusive por conta do imediatismo da era tecnológica. Existem diversas atividades positivas para o cuidado emocional infantil e a leitura colabora para esta administração. "O livro acolhe, acalma e possibilita grandes viagens. Sempre indico que as famílias se permitam viver ‘15 minutos de ouro’ por dia em relação a leitura."

A educadora ensina que neste momento pais e filhos devem parar tudo o que estão fazendo, desconectar do celular, do computador, da televisão e se entregarem. Uma dica é escolher com a criança um lugar para chamar de seu e que seja aconchegante. Jogar almofadas no chão em cima de um tapete ou edredom e desfrutar desse momento. "Faça a leitura, mostre as ilustrações, explore a história com gestos e tom de voz. Depois, peça que a criança conte ou reconte a história, dê asas à imaginação. Tenho certeza de que irão se surpreender e esses 15 minutos significarão um tempo maior de comunhão e afeto que só a leitura é capaz de proporcionar", comenta Cláudia.

:: 3- ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO E CONSTÂNCIA

Entender que existe uma rotina e tarefas a serem cumpridas, deixa a criança menos ansiosa, fazendo com que ela entenda e queira vivenciar as opções que são colocadas no dia a dia. "Estipulando um horário para a leitura, seu filho vai entender e esperar por aquele momento, vai criar laços com a família e ficará educado para outras futuras atividades em sua vida, entendendo que obrigações são satisfatórias quando realizadas da melhor maneira. Isso é importante tanto para o pequeno quanto para os pais e a vida em comunidade", explica a educadora.

:: 4- SABER UNIR OS GOSTOS TECNOLÓGICOS DA CRIANÇA À LEITURA

Cláudia conta que a tecnologia sempre contribuiu com informações atuais de forma positiva para o desenvolvimento infantil. A situação do isolamento social desmistificou a era digital como algo improdutivo ou até viciante. "A tecnologia traz diversidade e novos horizontes e a liberdade de interação, seja de conhecimento, atividades lúdicas, leitura ou de aproximação com pessoas queridas que as crianças foram privadas do convívio".

A tecnologia também possibilita novos incentivos para as crianças desenvolverem maior gosto pela leitura, porém, é preciso observar se o uso dos aparelhos tem sido consciente. Para isso, um caminho frutuoso é observar os gostos dos filhos, isso possibilita o trabalho fora das telas. Um desenho animado ou jogo pode ser transportado para a rotina de outras maneiras. Se a criança gosta de Heróis DC em games ou filmes, Barbie, Mundo Bita, Disney Princesas, Marsha e o Urso, Peppa Pig, entre outros grandes nomes do entretenimento infantil, é possível mobilizar os ídolos para a leitura.

"O mais importante é estabelecer a rotina e cuidar para que tudo caminhe como o acordado, assim quando a criança for para a tela será tranquilo, leve e prazeroso para todos, e o melhor: sem nenhuma culpa", finaliza a pedagoga.

:: CLUBE DE ASSINATURA DENTRO DA HISTÓRIA

A educadora também enfatiza sobre a importância da constância do hábito e como estratégias de clube de leitura podem colaborar para isso. "Toda prática requer um exercício, e com os livros não é diferente. Criar uma rotina com a criança ajuda ainda mais na vontade dela de buscar esse hábito. Participar de um clube de leitura é uma estratégia interessante, por fazer com que o pequeno crie a expectativa da chegada de um novo título, e a leitura vira um evento importante para ele, gerando mais identificação e prazer para a atividade".

Iniciativas que o mercado literário oferece!

Com títulos que estimulam a leitura infantil em crianças de 0 a 12 anos, a Dentro da História, edtech brasileira que atua com personalização de livros infantis, possibilita que os pais personalizem todos os títulos disponíveis na plataforma online da marca e crie um avatar com características físicas das crianças, como tom de pele, cor de cabelo e olhos, estilo de roupa, óculos e calçado, possibilita que os pequenos participem de histórias ao lado de seus personagens preferidos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS