Literatura | Da redação | 18/11/2016 14h14

Capes seleciona projeto da UEMS para produção de Biografias de Pesquisadoras Brasileiras

Compartilhe:

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) aprovou o projeto para a produção de Biografias de Pesquisadoras Brasileiras proposto pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). A proposta foi selecionada por meio do edital “Memórias Brasileiras”. O resultado foi divulgado pelo órgão nesta semana.

O edital fomenta a realização de pesquisas científicas que resultem em biografias, individuais ou coletivas, ou trajetórias de vida de pessoas ou grupos significativos para a compreensão da história do Brasil. O objetivo é o resgate e o registro de memórias ainda não contadas.

A pesquisa, intitulada como “Biografias Intelectuais: Trajetórias de Pesquisadoras Pioneiras nos Estudos Históricos Brasileiros”, é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, da unidade da UEMS de Paranaíba e coordenada pelo professor Doutor Diogo da Silva Roiz, juntamente com as professoras Tânia Regina Zimmermann, da UEMS, e Rebeca Gontijo Teixeira, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).

“O objetivo da pesquisa é traçar os perfis, ou seja, fazer pequenas biografias de pesquisadoras que atuaram nas áreas das Ciências Humanas, entre 1910 e 1940, que participaram da implantação das primeiras universidades no Brasil”, explicou Roiz.

Segundo o coordenador, o ponto em comum entre as pesquisadoras é que todas se dedicaram, em algum momento, a estudos históricos sobre o “Brasil Republicano”.

Ainda de acordo com Roiz, a maioria dos estudos históricos sobre o Brasil toma como base as contribuições de pesquisadores homens. “Queremos mostrar que as contribuições de pesquisadoras mulheres foram fundamentais para estes estudos”, complementou o professor.

O projeto também conta com a participação de professores do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTORIA), oferecido pela unidade da UEMS de Amambai.

O recurso previsto em edital, que ainda será liberado pela Capes, poderá variar de R$ 100 a R$ 200 mil. De acordo com informações da Capes, o montante poderá ser investido em bolsas nas modalidades de iniciação científica, mestrado e pós-doutorado, além de recursos de custeio e capital para aquisição de material bibliográfico.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS