Literatura | Com Sesc | 05/07/2019 09h46

Café Literário traz hoje livro com os temas sexualidade e gênero

Compartilhe:

No dia 05 de julho, às 19h, o Café Literário do Sesc Corumbá terá a presença do Antropólogo Guilherme Passamani, com o lançamento do livro “Batalha de confete – envelhecimento, condutas homossexuais e regimes de visibilidade no Pantanal – MS”, sob a mediação do historiador Sandro Asseff. O livro é fruto da pesquisa de doutorado do autor de aborda sexualidade, gênero, envelhecimento e memória. A ação é aberta ao público.

Apoiado em cuidadoso trabalho etnográfico e histórico, o autor oferece importante contribuição para o campo de estudos sobre gênero e sexualidade. Desenvolvida em Corumbá e Ladário, cidades fundadas na fronteira ocidental brasileira, a reflexão do antropólogo explora outras tantas “fronteiras” e desloca certos lugares comuns e concepções canônicas dessa área de estudos. Problematiza, sobretudo, as ideias de que as grandes metrópoles são o habitat natural das dissidências sexuais e de gênero, que sexualidade e juventude são quase sinônimos e, finalmente, que o chamado “closet” homossexual é sempre um espaço inabitável. Mostra desse modo que, observadas a partir de suas “fronteiras”, sexualidade, geração e regionalidade não se apresentam como territórios claramente delimitados, mas sim como paradas momentâneas e instáveis em um fluxo incessante de deslocamentos, trocas e passagens.

Guilherme é graduado em Ciências Sociais e História nas habilitações de licenciatura e bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Integração Latino-Americana, com área de concentração em História Latino-Americana, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Doutor em Ciências Sociais na área de Estudos de Gênero pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).

É autor dos livros “O arco-íris (des)coberto”, “Na batida da concha: sociabilidades juvenis e homossexualidades reservadas no interior do Rio Grande do Sul”.

Serviço – O Sesc Corumbá fica na rua 13 de junho, 1703 – Centro. Informações pelo telefone (67) 3232-3130. Acompanhe a programação do Sesc no site sesc.ms

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS