Literatura | Da Assessoria | 28/05/2020 12h53

Alunos do Sesi da Capital fazem releitura de obras de Vinicius de Moraes

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No âmbito das aulas online adotadas devido ao avanço da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 3ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Campo Grande fizeram a releitura das obras “A Rosa de Hiroshima” e “Soneto de Fidelidade”, do poeta, cantor e compositor brasileiro Vinicius de Moraes. A atividade faz parte do conteúdo de leitura de um clássico e releitura literária que fazem parte da disciplina de Língua Portuguesa.

Segundo o diretor Murilo Augusto de Oliveira Junior, é salutar sublinhar que os jovens apreciam a leitura, apesar de existir uma corrente que negue isso. “Quando se observa seus gostos e os sucessos de vendas, tais como trilogias e séries, essa corrente perde o sentido. Todavia, poucos são os estudantes do Ensino Médio inclinados aos clássicos, em específico ao ensino de Literatura”, declarou.

Ele completa que essa perspectiva é corroborada por diversos estudiosos, como Antônio Candido, Regina Zilberman, Marisa Lajolo e Tzvetan Todorov. “Nesse sentido, a Escola do Sesi de Campo Grande tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura de clássicos e a valorização do ensino de Literatura. Para tanto, são oferecidos aos alunos da 3ª série do Ensino Médio atividades desafiadoras que visam a análise, interpretação e releitura de algumas obras”, pontuou.

No caso dessa atividade, os alunos teriam de fazer a releitura de dois poemas de Vinicius de Moraes - “A Rosa de Hiroshima” e “Soneto de Fidelidade” -, sendo livre a expressividade de cada um por meio de desenhos, reescritas e até vídeos. Sabe-se que Vinicius de Moraes é conhecido por sua afetividade e estética, tanto que até hoje seus versos passam de mão em mão e sua escrita exige uma leitura minuciosa por conta da maneira que ele expressa os sentimentos humanos, a sua realidade, o amor próprio ou a sua partilha, além das adversidades e descontroles.

Para a aluna Hellen Oliveira, a atividade lhe deixou um pouco apreensiva na hora de fazer os trabalhos, pois de início não sabia muito bem o que fazer. “Porém, ao ler as poesias que foram requisitadas, eu já consegui pensar em algumas coisas legais e que poderia realizar. Como não sou muito boa em desenho, acabei resolvendo fazer uma foto e um vídeo, o vídeo ficou com o poema que eu mais gostei e gravei todos os pedaços no meu quarto”, relatou.

Já a aluna Isabela Duarte optou por fazer a releitura da obra “A Rosa de Hiroshima”, que recebeu esse nome como um protesto sobre as explosões de bombas atômicas ocorridas na cidade de Hiroshima e Nagasaki, no Japão, durante a 2ª Guerra Mundial, e também de “Soneto de Fidelidade”, que aborda os sentimentos de amor e fidelidade em um relacionamento. “Em ‘A Rosa de Hiroshima’ cada desenho corresponde a um verso do poema e, no outro, ‘Soneto de Fidelidade’, as frases desenhadas são do poema”, detalhou.

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