Infantil | Da Assessoria | 20/08/2020 14h09

Em filosofia, escola do Sesi trabalha importância do diálogo

Compartilhe:

Em continuidade às aulas online adotadas em decorrência da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Três Lagoas trabalharam a importância do diálogo na aula da disciplina de Filosofia. Com a temática “Conversando a Gente se Entende”, eles demonstraram com desenhos os conhecimentos adquiridos quanto à educação afetiva.

Segundo a diretora Zuleica Alves Guimarães, a proposta foi explorar nas aulas de Filosofia a temática “Conversando a Gente se Entende” por meio da reflexão e debate nas web aulas, sobre assuntos de ética e cidadania. “As aulas de Filosofia fazem parte de um dos grandes diferenciais das escolas do Sesi, pois propiciam ao aluno o desenvolvimento do pensamento crítico e resolução de situações problemas, a chamada educação para o pensar”, disse.

Ela completa que a temática abordada pela professora Gisleine de Lucena foi de extrema importância no sentido de contribuir com a formação dos alunos no momento atual em que as emoções se encontram afloradas devido ao distanciamento que a pandemia provocou em todos. “Os alunos anos foram incentivados a expressar o conhecimento por desenho, relacionado ao tema e em webs aulas exploramos teorias para estimular o pensamento sobre o papel do indivíduo na sociedade, a valorização da convivência e assuntos como diálogo, respeito e gentileza em aulas de Filosofia e Arte”, pontuou.

A professora Gisleine de Lucena acrescenta que, mais do que nunca, a temática adotada é importante devido ao momento atual da pandemia e, assim, os alunos concretizaram a atividade no sentido de enriquecer seus conceitos em ética e cidadania, reconstruindo valores e participando de ações online educacionais. “Sempre é válido trabalhar temas interdisciplinares e sociais aos conteúdos ministrados. É enriquecedor ao aprendizado. E os alunos participaram com debates e teorias sobre o tema. Não poderia deixar de fazê-lo mesmo sendo cancelada a proposta”, falou.

Os alunos também aprovaram a atividade da disciplina de Filosofia. “Gostei de fazer o desenho por que aprendemos mais sobre o assunto que tratamos nas aulas de Filosofia, que foi o diálogo”, disse a aluna Pietra Xavier Souza. “Achei muito legal fazer esse desenho pois estimula a pesquisa e a observação da falta de diálogo que existe gerando possíveis brigas, principalmente agora em que vivemos em isolamento social precisamos de muito diálogo”, completou a aluna Julya Amorim Turci.

Para o aluno Fernando Kato Ribeiro, a atividade permitiu debater sobre a importância do diálogo. “Gostei sobre o assunto, pois precisamos conversar e ter trocas com o outro para chegar em um acordo comum e haja felicidades de ambas as partes”, afirmou. “Apesar de não ser um desenhista, procurei mostrar pelo meu desenho a importância de ouvir o outro e também ser ouvido, ter comunicação para não ter brigas”, finalizou o aluno Luiz Antônio Dias Leite.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS