Infantil | Com FCMS | 16/11/2019 11h46

Contação de Histórias desperta a imaginação de crianças

Compartilhe:

Para despertar a imaginação, criatividade e valorizar a literatura, o Circuito Contação de Histórias é presença marcante durante o 15º Festival América do Sul Pantanal. A iniciativa mobiliza crianças de todas as regiões de Corumbá que são contagiadas pela magia do faz-de-conta. Assim como aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), na Praça CEU Heloisa Urt. Cerca de 20 pequenos espectadores ouviram atentos ao conto de cordel, O reino da torre de ouro.

Contadora de histórias desde a infância, a corumbaense Melina Melgar, afirma que o instrumento aflora a imaginação das crianças, que permanecem calados e atenciosos para não perder os detalhes da explanação. “Eles viajam para a realidade dos contos, questionam. Descobrem a importância dos livros e todo o poder das palavras, da escrita e da leitura. Com certeza, uma atividade gratificante”, revela ainda extasiada, após o fim da apresentação.

Para Leonardo Maldonado, 12 anos, a contação de histórias garante sua atenção mais do que computador e celular. “Gosto de escutar e imaginar o lugar, o rosto das pessoas. Sem a imagem fico mais livre pra pensar”, descreve, revelando ter gostado do desfecho no qual o príncipe se casou com a moça que o salvou.

“A contação de histórias também é um trabalho social”. Assim afirma a professora que atua no espaço cultural, Jusley Souza. “Adaptamos assuntos da atualidade às crianças, muitas vezes em vulnerabilidade. Um processo educativo de conscientização e aproximação”, afirma. Ela revela ainda, que o festival é instrumento poderoso nas ações culturais de Corumbá. “Nossos pequenos aguardam durante todo ano, a oportunidade de acesso a apresentações e novidades na programação”.

Apresentações- O Circuito Contação de Histórias será realizado durante toda a programação do 15º Festival América do Sul Pantanal. A Casa Dr. Gabi e Sesc Corumbá sediam as próximas apresentações, voltadas para toda a comunidade.

Fasp - Realizado com investimento público da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul e patrocínio da Energisa, Vale, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, o 15º Festival América do Sul Pantanal (Fasp) acontece entre os dias 14 e 17 de novembro. A programação foi pensada para agradar a todos os gostos. E claro, tudo com entrada franca. Mais informações sobre o evento podem ser obtidas na nossa página (www.fundacaodecultura.ms.gov.br) ou pelo telefone 3316-9109.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS