Infantil | Da Assessoria | 13/09/2020 08h07

Alunos do Sesi de Naviraí usam balão para estudar efeitos do calor

Compartilhe:

Em sequência às atividades virtuais adotadas devido à pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos da 2ª série do Ensino Médio da Escola do Sesi de Naviraí fizeram um experimento com balões de festa para compreender o conceito de calor. A atividade, realizada durante o horário da Oficina de Contraturno, tratou sobre a quantidade de energia necessária para uma reação ocorrer e serviu para que os alunos entendessem que a massa, o calor específico e a temperatura são fatores que afetam a energia de uma reação.

Segundo a professora Andresa Brusarosco Andrade de Paula, que leciona a disciplina de Química, foram estudados os conceitos de calor necessário para que uma reação ocorra e resolvidos exercícios sobre o assunto. “Solicitei aos alunos que utilizassem dois balões de festa, um cheio somente com o ar e o outro também com água. Na sequência, pedi que eles colocassem na chama de um fogão o balão cheio somente com o ar e observassem o que ocorreria”, relatou.

Ela completa que, depois, foi realizado o mesmo procedimento, porém com o balão que continha água. “Para evidenciar, os experimentos foram filmados por cada aluno e disponibilizado de forma online para os demais colegas de sala. Quando todos terminaram de realizar os experimentos foi o momento de compartilhar os conhecimentos. Assim os alunos puderam colocar suas observações e o entendimento de como chegaram a tais conclusões”, disse.

Andresa Brusarosco acrescenta que as aulas práticas, mesmo que simples, são de grande valia para a compreensão dos alunos. “O que mais me chamou atenção foi a capacidade de inovação e investigação dos alunos. Ao propor o experimento um dos alunos não estava com balão em casa e ele fez com sacola plástica e o que me deixou mais contente foi perceber que dessa forma o objetivo foi alcançado”, ressaltou.

Para a professora, a lição que todos tiveram foi que, para aprender, basta querer buscar o conhecimento, pois ele está no cotidiano das pessoas. “Os alunos compreenderam os conceitos abordados no experimento de forma simples e eficaz, sem a necessidade de grandes materiais ou laboratórios. Mesmo com a pandemia a Escola do Sesi segue possibilitando o desenvolvimento das habilidade e competências necessários para a vida dos alunos”, afirmou.

Na avaliação dos alunos, o experimento foi muito elucidativo. “Ao realizar o experimento passado pela professora, que consiste em colocar dois balões sobre o fogo, um com água e outro sem, percebi que o balão apenas com ar, estourou muito rápido, já o com água, demorou um pouco mais. Esse experimento, me ajudou entender que, o balão com ar, ao entrar em contato com o fogo, não suporta a pressão exercida pelo ar, já o com água, demora mais para estourar porque a água no interior absorve o calor fornecido pelo fogo, fazendo com que a temperatura da borracha não aumente tanto”, disse a aluna Ellen Natália Campos.

Já a aluna Thaiene Oliveira Toral recorda que a aula prática utilizando balões, apesar de ter sido rápida, foi divertida. “No período em que estamos vivendo, aulas diferenciadas são muito importantes, tanto para o aprendizado como a participação dos alunos. Com as atividades práticas, o nosso interesse aumenta e reforça a ideia de que aulas experimentais contribuem efetivamente na construção do conhecimento científico”, pontuou.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS