Infantil | Da Assessoria | 27/10/2020 08h50

Alunos do Sesi de Aparecida constroem cápsula do tempo

Compartilhe:

Como parte das atividades e aulas remotas adotadas em razão da pandemia mundial do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Aparecida do Taboado construíram uma cápsula do tempo para ser aberta em 2024. A ideia é garantir que as memórias vivencias no presente não se apaguem e, assim, permitir que as gerações futuras saibam um pouco das sensações, dificuldades, experiências positivas, aprendizados e sentimentos de quem viveu o dia a dia de enfrentamento à Covid-19.

Sob a orientação da professora Gleici Fernanda Miranda Machado, que lecionada a disciplina de Língua Portuguesa, os estudantes tiveram de separar os materiais a serem colocados dentro da caixa, tais como reportagens impressas sobre a Covid-19, fotos, máscaras. Além disso, eles tiveram de decorar a caixa e escrever uma carta relatando esse momento de pandemia, incluindo como estão se sentido nesses últimos meses, o que mais gostam de fazer, qual é a primeira coisa que irão fazer quando essa pandemia acabar e como as famílias têm ajudado a passar este momento.

Depois de separar os materiais, os alunos gravaram um vídeo contando todas as etapas do trabalho, além de fotografar este momento. Os estudantes atentamente realizaram a atividade e em cada etapa compartilharam com o grupo. Juntos definiram que as cápsulas seriam guardadas na escola e que abrirão quando terminarem o Ensino Fundamental, assim, deverão manter contato, para essa abertura das cápsulas que com certeza será de grande emoção e um belo resgate histórico de um período que viveram.

“Quando a pandemia e o distanciamento social começaram, muitas crianças sentiram-se inseguras e sem saber como lidar com muitas situações. Percebi que muitas delas se sentiam desmotivadas neste momento de aulas remotas e era preciso intervir de alguma maneira para se resgatar as emoções das crianças. Ressalto que minha preocupação era, e sempre foi, com o bem-estar e desenvolvimento dos alunos de nossa unidade”, disse a professora, completando que para encarar a situação da melhor maneira a cápsula do tempo foi a melhor opção.

Ela explica que o experimento consiste em um conjunto de atividades para as crianças fazerem durante o distanciamento e, de forma lúdica, utilizando relatos, desenhos e outros recursos, elas podem documentar o que estão vivendo, reunindo informações para lembrarem-se, no futuro, de tudo pelo que passaram. “E, o mais importante, perceberem sua própria evolução e superação. Essa cápsula será aberta daqui 4 anos quando eles estarão terminando o 9º ano e vejo que este momento no qual estamos vivendo ficará marcado na memória de nossos estudantes, que se surpreenderão com a abertura da caixa”, avaliou.

Para os alunos, a atividade proposta mexeu com todos. “Achei a ideia do projeto super, hiper, mega legal, pois o que estamos vivendo agora é um momento muito diferente e que com certeza será relembrado pela nossa vida inteira, e nós estamos guardando coisas muito especiais que nós vamos relembrar daqui 4 anos na abertura da cápsula do tempo, que é muito legal”, disse o aluno Pedro Arthur Barbai de Queiroz Blini.

Na avaliação do aluno Gustavo Henrique Hackenhaar Hammes, o projeto vai ajudar a marcar este momento de pandemia que estão vivendo. “Ficamos empolgados com este trabalho, pois colocamos itens que daqui 4 anos nem talvez nos lembraremos de como foi. Colocamos uma carta relatando este momento, as aulas remotas, em 4 anos se muda muito, eu com certeza irei me surpreender quando eu abrir a caixa estando no 9º ano”, projetou.

“O trabalho da cápsula do tempo foi muito importante, um projeto excelente na minha opinião, uma experiência na qual jamais esquecerei, foi muito legal, escrevi uma carta bonita, daqui 4 anos fico imaginando quando lerei essa carta já estarei no nono ano. Trabalhamos em equipe, a professora nos apoiou, incentivou e nos ajudou muito a empenhar este belo trabalho”, finalizo o aluno Pedro Arthur Pereira.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS