Infantil | Da Assessoria | 25/09/2020 09h07

Alunos da Escola do Sesi da Capital produzem telejornal

Compartilhe:

Como parte das atividades e aulas virtuais adotadas em razão do novo coronavírus (Covid-19), os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola do Sesi de Campo Grande produziram um telejornal para explorar o gênero notícia na disciplina de Técnicas de Redação. Conforme a professora Karine Cavalcante, o trabalho escolar teve início com o sorteio dos temas e, em seguida, foram formados os grupos, sendo que cada um ficou responsável por uma parte do jornal, como manchete, entretenimento, página policial, dentre outros põem o jornal.

“Desenvolver essa atividade foi muito prazerosa e produtiva, pois começamos com o conceito teórico e ao longo do desenvolvimento eles aprofundaram esse conhecimento na prática. O resultado final foi surpreendente”, disse Karine Cavalcante, explicando que os alunos tiveram que pesquisar informações a respeito do gênero notícia, como as principais características, o tipo de linguagem empregada, a estrutura do gênero, os fatos reais, atuais e cotidianos, tipo de discurso.

Ele destaca que, com a troca de informações sobre o gênero noticia e o tema que eles sugeriram, foi possível observar que houve um engajamento muito produtivo. “Para isso foi dado vários exemplos de notícias, através de alguns vídeos e jornais como a Folha de São Paulo, dentre outros exemplos. Dessa forma, os alunos compreenderam melhor a proposta e se motivaram a realizar a atividade”, pontuou.

A aluna Carolinne Vitória Aguiar Lobo gostou de fazer o jornal, pois foi uma proposta inédita para ela. “Feito em conjunto com toda a turma, pudemos nos colocar no lugar de jornalistas e conhecer um pouco mais desse mundo. Usamos a criatividade e descobrimos a opinião de cada um e o nosso resultado final foi muito surpreendente e satisfatório”, afirmou.

Para o aluno Igor Lima Ramalho, a atividade foi muito legal porque teve de aprender a ser o organizador do telejornal. “Aprendi também como é feito o jornal e sempre buscando mais conhecimento conforme a escrita”, avaliou. “Fazer o trabalho avaliativo em forma de jornal foi muito divertido, mas ao mesmo tempo foi um pouco difícil, pois tinha que gravar nossas cenas do jornal, editar, juntar os vídeos de todas as pessoas da sala”, completou o aluno Victor Adriano de Sá Silva.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS