Indígena | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 19/04/2015 16h56

O Ministério da Cultura e os Povos Indígenas

Compartilhe:

O compromisso do MinC (Ministério da Cultura) com a questão indígena vem desde 2003, início da gestão do Governo Lula. Incorporamos de forma intensa os povos indígenas e suas culturas nas políticas culturais. Nos aproximamos, com nossos programas e ações, de mais de cem nações.

A terra é fundamental para os povos indígenas, mas é igualmente importante e fundamental criar as condições para a preservação das identidades culturais e das tradições, incluindo as suas línguas. E, que se disponibilize as condições para que o contato e participação na sociedade brasileira seja positiva. Convencidos disso, estamos reiterando a nossa decisão de apoiar os povos indígenas e disponibilizar as políticas, programas e ações culturais do MinC para construir essa dimensão cultural das políticas indigenistas do Governo Federal.

O Brasil democrático tem que incorporá-los no projeto de nação e reconhecer a importância dos povos indígenas para o Brasil. Não podemos permitir que seus direitos sejam desrespeitados, que esses povos fiquem vulneráveis frente à cobiça por suas terras e seus conhecimentos, e que  garimpeiros, latifundiários e agricultores, sejam eles pequenos, médios ou grandes e todo tipo de agressor, se sintam no direito de agredi-los, massacrá-los e como frequentemente acontece, dizimá-los.

Não há possibilidade do Ministério da Cultura do Brasil no Século 21 permitir que a contribuição indígena para o Brasil e para a cultura brasileira seja invisibilisada, porque essa contribuição é parte da construção de uma nação democrática, plural, acolhedora da sua diversidade humana.    

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS