Indígena | Da Redação/Com Notícias MS | 27/11/2015 10h30

I Mostra Cultural Saberes Indígenas tem início na UEMS

Compartilhe:

A “I Mostra Cultural Saberes Indígenas na Escola” teve início na quarta-feira (25) no anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e  prosegue até o sábado (28). A Mostra tem como principal objetivo divulgar os materiais produzidos ao longo do curso, assim como divulgar a cultura indígena do estado, principalmente das etnias Guaraní, Kaiowá e Terena.

Diversas apresentações culturais serão realizadas ao longo do Mostra.  Na abertura houve show do grupo de Rap Indígena Brô MC’s, assim como outros grupos focados na temática indígena. Estão programados para acontecer durante a Mostra, outras apresentações culturais, como mostra de cinema, orquestra de violões e poetas independentes. No evento também acontecerão mesas redondas com debates sobre a educação escolar indígena e as didáticas específicas na área.

As apresentações e debates ocorrerão em diversos locais, como no anfiteatro da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), como na Escola Municipal indígena Tengatuí Marangatu. O evento não ficará restrito a Dourados. Em Antônio João ocorrerão atos contra a violência indígena.

A Mostra é organizada e realizada pelo programa Saberes Indígenas na Escola, que busca formar professores de escolas indígenas para atuarem nas escolas transmitindo o conhecimento ocidental e clássico para os alunos, assim como os conhecimentos tradicionais indígenas, como a língua materna e a plantação por exemplo. O programa trabalha em conjunto com diversas instituições, como Ministério da Cultura, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS