Indígena | O Povo Online | 25/08/2020 08h35

'Conexões Culturais Indígenas' é tema de live nesta terça

Compartilhe:

A live “Conexões Culturais Indígenas: a resistência nas aldeias em tempos de pandemia” será realizada nesta terça-feira, 25 de agosto, a partir das 16 horas, com transmissão vivo pelo canal no Youtube da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult).

Valdísia Jenipapo, Vanda Kariri e Matheus Tremembé participam de conversa on-line mediada por Luis Filho, antropólogo da Secult. Contemplados pelo “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”, trabalhos artísticos dos convidados abordam contos, mitos, rituais e grafismos dos povos indígenas do Ceará. Produções estão disponíveis no portal Cultura Dendicasa.

O projeto “Contos e Mitos Jenipapo Kanindé”, da professora Valdísia Jenipapo, da etnia Jenipapo-Kanindé, tem como objetivo divulgar, por meio da linguagem audiovisual, as histórias dos povos indígenas, fortalecendo suas memórias e sua cultura. Em vídeo, a professora conta uma história repassada por um guardião da memória da sua comunidade, situada no município de Aquiraz, na Região Metropolitana da capital cearense.

Vanda Kariri falará sobre o projeto “Audiovisual indígena: os Kariris de Umari”. A obra “Saberes e sabores: os indígenas cariris (r)eXistem” é um dos primeiros registros audiovisuais acerca das práticas, memórias e saberes ancestrais da comunidade indígena Kariri, situada na região conhecida como Umari, na chapada do Araripe, dentro do distrito de Monte Alverne, zona rural do Crato, no Ceará. A comunidade utiliza o documentário como forma de demarcação simbólicas de suas existências.

“A força da Encantaria: Grafismo Indígena Tremembé da Barra do Mundaú” é uma oficina facilitada por Mateus Tremembé, indígena, artista, ativista e coordenador do Ponto de Cultura Recanto dos Encantados do Povo indígena Tremembé da Barra do Mundaú, em Itapipoca, no Ceará. O artista aborda, em vídeo, os grafismos do seu povo - elementos das cosmovisões e das relações com os antepassados e encantados do território.

Serviço
Live “Conexões Culturais Indígenas: a resistência nas aldeias em tempos de pandemia”
Quando: 25 de agosto, às 16 horas
Onde: Canal no Youtube da Secult

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS