Homenagem | Da Redação/Com MS Notícias | 14/08/2012 14h36

Projeto Fim de Tarde no Arca acontece nesta quinta-feira

Compartilhe:

A Prefeitura Municipal de Campo Grande, através da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), por meio do Arquivo Histórico de Campo Grande (Arca), realiza a 5ª edição do Projeto Fim de Tarde no Arca, dia 16 de agosto, às 18h, alusivo aos 113 anos de emancipação político-administrativa de Campo Grande. 

O projeto tem por objetivo divulgar o trabalho de preservação da história de Campo Grande no que tange aos diferentes povos que constituem a memória da cidade. Nesta data estaremos homenageando a colônia portuguesa, a qual foi uma das que contribuíram para o progresso da cidade morena.

Durante os três primeiros séculos de nossa colonização, os portugueses eram os únicos europeus a entrar livremente no Brasil, e desenvolveram as mais diversas atividades econômicas, particularmente em Campo Grande destacaram-se com atividades ligadas a construção civil, hotelaria e restaurantes.

Na história de Campo Grande algumas famílias portuguesas tiveram seus sobrenomes evidenciados no processo de desenvolvimento da cidade, foram elas: Oliveira, Cação, Duarte, Loureiro, Cruz, Leal, Figueira, Pedroso, Fernandes, Veríssimo, Figueiredo, Gonçalves, Rodrigues, Pereira, Rocha, Cardoso, Martins, Brito, Curado, Margarido, Nunes, Gaspar, Estevão, Dias, Ascenso, Marques, Fonseca, Costa Damião, Secco Thomé, entre outras.

O evento contará com exposição fotográfica, documental, vestimentas típicas e de ferramentas utilizadas em atividades laborais. O material exposto foi gentilmente cedido por algumas famílias portuguesas de Campo Grande; haverá também a apresentação cultural do Rancho Folclórico Tradições Portuguesas, que tem como objetivo difundir os valores dos antepassados e manter as tradições de seu povo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS