Homenagem | Com Uems | 19/04/2019 07h40

Gibiteca da Capital recebe o nome de professor da UEMS/CG

Compartilhe:

Na última terça-feira (16), a Biblioteca da Escola Municipal Professora Oliva Enciso realizou uma série de atividades como palestras, apresentação musical com a língua de sinais, com a participação de pais e responsáveis que contaram com a presença do professor Nataniel dos Santos Gomes, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). O evento foi alusivo a Dia do Livro (18/04).

Durante as atividades, Nataniel recebeu uma homenagem quando a gibiteca da Escola recebeu o seu nome. A diretora-adjunta da escola, Elismar Fernandes da Rocha Macedo contou que a ideia de criar a gibiteca surgiu a partir da doação dos gibis por meio de um projeto da escola Harmonia, que arrecadou os gibis e, por intermédio do professor Nataniel Gomes, levou o material para a escola. “Quisemos enaltecer a data e nossa biblioteca organizando essa inauguração. Também chamamos alguns pais para lerem livros para os filhos como forma de incentivar essa prática entre as crianças”, disse a diretora-adjunta Elismar. Graças as doações, hoje a gibiteca conta com mais de 1050 exemplares e que irá contemplar os 1238 alunos da unidade.

Responsáveis pelo espaço, as professoras Dóris de Souza Quintela Lima, Mari Inês Correa Lopes e Ana Karla Piedadenes e Ana Carla, estão organizando o projeto Parada Gibitória, que consiste em levar os alunos à gibiteca com a proposta de incrementar algum conteúdo que estejam estudando ou simplesmente realizarem leituras recreativas. “Nós já temos o Recreio Literário, onde os alunos podem desfrutar dos livros ao invés de ficarem no pátio. Dessa forma otimizamos o uso do local”, explicou a professora Dóris.

Para o professor Nathaniel Gomes, o fascínio dos jovens com a leitura de HQs é devido às adaptações recentes do universo dos super-heróis feitas pelo cinema. Na sua opinião, esse tipo de literatura estimula o aluno a conhecer o mundo da literatura. “É uma porta de entrada e as possibilidades de trabalho do professor são inúmeras, abrangendo todas as áreas do conhecimento”, enfatizou. Ele ainda acredita que é possível unir a tecnologia digital com os livros e recursos considerados ultrapassados pelos alunos.

“É um desafio casar esses elementos de informação, mas não adianta só dar acesso às tecnologias digitais, é preciso ensinar a criança a pensar criticamente porque ela ainda não sabe peneirar o que é falso“, pontuou.

Unir a modernidade com o passado não é problema para a aluna Sarah Kore, uma das recordistas em retirada de livros da biblioteca, que lê até três livros por mês. “Amei a inauguração da gibiteca porque amo história em quadrinhos. Gosto de pesquisar na internet, mas complemento as informações com os livros que tenho em casa”, afirmou Nataniel.

As palestras tiveram os temas “A importância da gibiteca e das histórias em quadrinhos na leitura e a “A história do livro”, e foram ministradas pelo professor Nataniel, que é coordenador no NuPeQ – Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos – da UEMS/CG.

NUPEQ

O NuPeQ conta com professores, alunos da graduação e do mestrado, realiza encontros quinzenais para discussão e debates teóricos, além das orientações de projetos e dissertações, vários já concluídos. Os textos do NuPeQ estudam a relação dos quadrinhos com o ensino, com o cinema, com a religião, com a leitura de clássicos, com a Análise do Discurso, com a Semiótica, com a Comunicação de Massa e outros temas. Além dos livros, foram publicados diversos artigos em revistas acadêmicas de todo o país, em anais de congressos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS