Homenagem | Dourados News | 29/07/2019 10h49

Caminhoneiros celebram festa de São Cristóvão em Dourados

Compartilhe:

Dourados amanheceu ao som de buzinas neste domingo (28). Apesar de ter quem não curta a ideia, o fato é a atração principal de uma das celebrações mais tradicionais da cidade: a Festa a São Cristóvão, padroeiro dos motoristas.

Sábado (27), a Paróquia Santa Terezinha realizou missa aos fiéis e nesta manhã centenas de veículos entre carros, caminhões e motociclistas, tomaram a avenida Marcelino Pires rumo ao templo da paróquia para receber a benção.

A procissão teve início às 8h no Parque Antenor Martins, mas desde bem cedinho vários caminhões ocupavam a rua José Roberto Teixeira. De lá eles seguiram pela Avenida Marcelino Pires até o Monumento ao Colono, continuando pela Rua Brasil até a Paróquia Santa Terezinha, no Jardim Maracanã. Lá os fiéis serão recepcionados pela imagem de São Cristóvão e abençoados.

Logo em seguida os motoristas terão almoço com churrasco. Os convites foram vendidos antecipadamente a R$ 25. No ano passado participaram do momento de refeição e comunhão cerca de 1.500 pessoas, mas a expectativa da organização é de que o número seja maior nesta edição da festa.

História de São Cristóvão

O santo considerado pela igreja católica o padroeiro dos motoristas e viajantes viveu no ano 250 d.c. Filho de um rei em Canaã, terra de pagãos, recebeu o nome de Reprobus. Quando cresceu tornou-se um homem muito alto e forte. Por isso, decidiu procurar homens mais fortes do que ele para servi-los. Encontrou um rei poderoso e forte, mas este tinha medo do diabo. Então, Reprobus decidiu servir a outro que dizia ser o próprio satanás. Porém, observou que satanás tinha medo da cruz e de tudo o que dizia respeito a Jesus Cristo. Por isso, resolveu servir ao Senhor Jesus. Um monge o catequizou na fé cristã, onde foi batizado.

Decidiu morar à margem de um rio muito perigoso para fazer a travessia de pessoas, as quais levava em seus ombros. Certo dia transportou um menino que ficava cada vez mais pesado à medida que Reprobus o levava. Reprobus sentia estar levando todo o peso do mundo em seus ombros. Ao final da travessia, o menino revelou ser o próprio Jesus, que confirmou-lhe a fé e a missão humilde de atravessar pessoas no rio perigoso. Daí o nome "Cristóvão", que significa: "Aquele que carrega Cristo".

A partir de então, São Cristóvão via em todos os que atravessava a pessoa de Jesus. O amor com que São Cristóvão passou a exercer seu humilde serviço converteu a muitos na região. Por isso, ele foi preso. Não renegando sua fé, foi martirizado, tornando-se um dos santos mais conhecidos em todo o mundo.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS