Homenagem | Com Prefeitura de Bataguassu | 04/07/2019 13h02

Bataguassu inicia preparativos para Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Compartilhe:

A Prefeitura de Bataguassu, através da Subprefeitura do Distrito de Nova Porto XV já iniciou os preparativos para a tradicional Festa de Nossa Senhora dos Navegantes -protetora dos pescadores e navegantes - realizada no mês de agosto no Distrito de Nova Porto XV.

De acordo com o subprefeito do Distrito, Jaime Aragão, o evento este ano terá a programação cultural/social desenvolvida no período de 14 a 18 de agosto.

Da parte religiosa, Aragão explica que em contato com o pároco Marcos Fernandes, da Paróquia São João Batista, de Bataguassu está confirmado tríduo do dia 12 a 14 de agosto, na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes. No dia 15 de agosto, dia da Santa, será desenvolvido apenas a programação religiosa do tradicional evento, com procissão da Capela de Nossa Senhora dos Navegantes até o Píer do XV e saída do barco para Presidente Epitácio (SP), às 7 horas (horário Brasília).

Em Epitácio, a Santa Missa será celebrada na Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes (Vila Bordon / Tibiriçá), a partir das 10 horas (horário Brasília).

Após a missa, o retorno para Nova Porto XV está previsto para às 11h30 (horário Brasília). No período da tarde, às 15 horas (horário Brasília), haverá celebração da Santa Missa na Capela de Nossa Senhora dos Navegantes.

Com relação a parte social/cultural, a contratação das bandas que farão a animação das noites de festa (14, 16 e 17 de agosto) já estão sendo definidas assim como toda a questão de infraestrutura do evento (praça de alimentação, parque de diversões, banheiros químicos, exposição cultural, segurança privada), que assim como o ano passado ficará concentrado no Centro Esportivo e de Lazer (CEL) “Odenir da Guia Rodrigues”.

No dia 18 de agosto, será desenvolvido bingo durante o dia sob organização da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais Z-13 e animação com som mecânico.

Sobre a travessia fluvial de fieis, o subprefeito acrescenta que as Prefeituras de Bataguassu e Presidente Epitácio estão em contato com a empresa Ahrana, responsável pela administração da Hidrovia Paraná – Tietê para confirmar a abertura da eclusa para a passagem da embarcação para a região. “Nossa intenção é manter viva a tradição dos fieis que acompanham há vários anos a celebração de Nossa Senhora dos Navegantes”, finaliza.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS