Manchete | Jeozadaque | 19/08/2011 15h05

Ator de MS vence prêmio em festival de Teatro no Rio de Janeiro

Compartilhe:

Mais conhecido do público local como a personagem Maria Quitéria, o sul-mato-grossense Arce Correa foi premiado como o melhor ator do 18º Festival de Teatro do Rio de Janeiro.
A premiação foi pelo espetáculo solo “Apareceu a Margarida”, produzido pelo Teatral Grupo de Risco, de Campo Grande, do qual Arce faz parte há 10 anos. Hoje, ele está morando em São Paulo.
O festival também concedeu um prêmio especial ao dramaturgo Roberto Athayde, autor da peça. O texto é um sucesso da década 1970, já encenado por atores como Marília Pera, e com montagem em diversos países. A direção é do baiano João Lima.
A montagem, apresentada primeiro em Campo Grande, foi ideia de Arce, que é nascido em Camapuã. Bailarino, ator, diretor e figura carimbada em boates, festas particulares e outros eventos públicos, ele assistiu a peça pela primeira
vez aqui e foi nela que apareceu pela primeira vez nos palcos de teatro atuando sozinho, com a professora Margarida.
A personagem é traduzida como uma professora que começa muito docemente a dar uma aula de biologia e, no decorrer do percurso, altera seu comportamento abruptamente, “indo da doçura maternal, sedução e lascívia ao ápice da crueldade e violência psicológica. Torna-se uma ditadora e opressora e, por fim, acaba por se estabelecer como o poder supremo e inquestionável diante dos alunos. Fica óbvia a referencia ao período da ditadura militar, em que a peça foi escrita.
O espetáculo estreou em Campo Grande. Depois, foi para o interior e ganhou oustros estados. Seguiu para Brasília e foi parar entre os apresentados no Festival de Teatro do Rio de Janeiro.
A apresentação foi no dia 13 de agosto e ontem ocorreu a premiação, anunciada pela criatura Maria Quitéria em sua página no Facebook, com uma homenagem ao seu criador.
O festival-O Festival de Teatro do Rio, promovido pelo Centro Cultural Veiga de Almeida, homenageou este ano o ator Pedro Paulo Rangel, que com 43 anos de carreira e passagens em diversas novelas, séries, filmes e espetáculos, acumula prêmios importantes em sua história profissional.
O evento é o mais antigo e ininterrupto festival de teatro realizado na capital fluminense, com a tradição de premiar novos grupos e atores de todo o País. As montagens são avaliadas por um júri oficial e pelo voto popular.
Da Redação/Com Campo Grande News

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS