Gincana | Com CG Notícias | 20/08/2019 09h11

Olimpíada Pedagógica vira tradição em Escola da Reme

Compartilhe:

A escola municipal Poeta das Moreninhas José Mauro Messias realiza esta semana, a segunda edição da Olimpíada Pedagógica A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (19) e reuniu profissionais da escola e os 1.500 alunos da pré-escola ao EJA (Educação de Jovens e Adultos), que irão participar de provas lúdicas até sexta-feira (23).

As atividades consistem em circuitos de brincadeiras, organizados pelos professores, que devem ser cumpridos pelos alunos. Ao final, o aluno responde a uma questão referente a um conteúdo aprendido no primeiro semestre. Quem acerta vai acumulando pontos para sua turma. Mais uma vez a criatividade deu o tom da abertura que contou com uma cerimônia oficial, aos moldes dos Jogos Olímpicos, com direito a desfile de bandeiras alusivas a Campo Grande, elaboradas pelas equipes, tocha Olímpica e apresentações culturais.

De acordo com o diretor da escola, Daniel Avalos Aguero, a oficialização do evento vai ao encontro com a necessidade de adequar a escola para atender e suprir as necessidades dos alunos, além de estabelecer relação entre o conteúdo curricular e a vida diária da criança. “Observamos a necessidade de se organizar um conjunto de princípios para a estruturação de atividades práticas que auxiliem na busca da interdisciplinaridade’, destacou.

Ainda de acordo com o diretor, a equipe pedagógica busca desenvolver uma pedagogia que proporcione condições ao aluno de construir seu próprio conhecimento. “Os alunos são os grandes protagonistas e ficamos emocionados em vê-los aprendendo mais com essas atividades, melhorando nossa qualidade do ensino”, completou Daniel.

Gincana

A proposta do evento é desenvolver atividades pedagógicas a partir do conteúdo curricular em forma de gincana com um tema gerador. A intenção é levar o aluno a desfrutar um momento diferenciado de ensino aprendizagem, além de despertar a criatividade e contribuir para uma maior integração entre os alunos.

Para as coordenadoras pedagógicas Ana Paula da Silva Tavares (6º ao 9º) e Ivete Ramos de Souza Silva (3º ao 5º), a Olimpíada Pedagógica é uma forma de recordar de forma divertida o conteúdo ministrado no primeiro semestre. “É um momento onde o aluno sai da sala de aula e pode aprender brincando. A importância é que promovemos um conhecimento diferenciado”, ressaltou Ivete.

Confiante na conquista dos primeiros lugares, a aluna Julia Medeiros, 14, do 9º ano, acredita que o evento é um incentivo ao estudo. “É muito bacana porque nos estimula a realizar provas que não achamos capazes de fazer. Ano passado participei e fiquei em 4º lugar com minha turma”, disse.

Também estudante do 9º ano, Fernanda Custodio, 14, diz que a Olimpíada é uma oportunidade de interação entre as salas e de teste de conhecimento. “Testamos nossa capacidade intelectual e nos empenhamos, porque todo mundo acaba estudando os conteúdos para relembrar o que foi aprendido e conseguir boas colocações. É uma competição saudável”, pontuou a aluna que é fã de química e matemática.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS