Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 20/06/2015 18h51

Universidades e MinC discutem atuação de forma integrada

Compartilhe:

O secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella, defendeu que é preciso ampliar o conceito de cultura na elaboração de políticas culturais e submeter a política do serviço público ao debate universitário. Ele participou hoje do V Seminário Universidade, Cultura e Sociedade, promovido pelo Núcleo de Ação Cultural da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (SP).

"Antigamente, só os setores tradicionais já consolidados, as linguagens artísticas clássicas eram vistos pelo MinC. A partir de 2003 temos um novo paradigma. Ampliamos o conceito de cultura, incluímos ciganos, quilombolas, as pessoas com deficiência, os fazeres da tradição popular como tema de nossas ações", destacou.

Segundo Varella, após esta mudança de premissas, não é possível que o poder público pense políticas culturais sem submeter suas teses à Universidade, que é o terreno onde as reflexões e debates sobre o tema já têm sido realizados. "Precisamos unir teoria e prática, isso é, submeter a política do serviço público ao debate universitário e, ao mesmo tempo, a universidade pensar na aplicação prática das teses", acredita.

Daniel Pansarelli, pró-reitor de Extensão Cultural da UFABC, destacou a necessidade de se debater a identidade que se deseja para a educação superior no País. "Vivemos este momento histórico de virada de concepção de ensino, que agora se pretende mais inclusivo, mais diverso. Um exemplo desta virada é que em seus primórdios, no século XX, em nosso modelo de universidade as aulas sequer eram ministradas em português. Agora, tão pouco tempo depois, temos material em braile. Mas ainda não temos um projeto claro de universidade, das diretrizes que desejamos ver realizadas no ensino superior brasileiro. Este é o momento oportuno e necessário para a interação institucional entre universidade e cultura".

Desta primeira mesa de debates também participaram os professores João Frederico Mayer, Pró Reitor de Extensão da Unicamp; Paulo Celso Moura, da Unesp e Joaquim Celso Freire, da USCS. Dentre as atividades do período da tarde, o Coordenador-Geral do Plano Nacional de Cultura, João Pontes, participou dos debates sobre Novas Formas de Produção e Acessibilidade.

Interação - Todas as universidades presentes apresentaram propostas para o Programa Mais Cultura Nas Universidades e estão construindo, com recursos próprios, um Corredor Cultural para fomentar, fortalecer e fazer circular a produção artística que acontece nos diversos campi. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS