Geral | Da redação | 19/09/2017 11h22

UFMS firma duas parceiras para desenvolver mais ações culturais

Compartilhe:

Na manhã de ontem, uma solenidade de abertura marcou o início do festival de arte e cultura, denominado “Semana Mais Cultura”. Em sua terceira edição, a programação do Festival contará com mais de 300 intervenções artísticas totalmente gratuitas e abertas ao público. Serão apresentações musicais e de dança, discussões acadêmicas sobre Arte, mostra de curtas metragens e fotografias, oficinas, entre outros eventos que vão ocupar a Cidade Universitária até o dia 22 de setembro.

Na ocasião, o Pró-Reitor de Extensão, Cultura e Esporte (PROECE), e idealizador do evento, professor Marcelo Fernandes, aproveitou para agradecer os parceiros que participaram do processo de organização da Semana Mais Cultura. A proposta, segundo o pró-reitor, é ampliar o diálogo entre a produção da universidade e a produção artística da comunidade e fomentar o gosto pela arte, pelas manifestações populares, no âmbito interno. E nada disso seria possível sem os colaborares.

“Minha fala é realmente de agradecimento. São 350 atrações, uma programação gigantesca, que só pode acontecer graças aos parceiros. Teremos o filme “A Dama do Rasqueado”, de Marinete Pinheiro, que será exibido no dia 21, em parceira com Museu de Imagem e Som, peças de teatros cedidas pela UCDB e UEMS, enfim, será uma semana e tanta graças ao esforço coletivo de todos”, disse Fernandes.

Segundo o Reitor da UFMS, Marcelo Turine, a extensão, a cultura e o esporte são áreas de grande importância para a universidade. “O que queremos é uma UFMS presente, viva, ativa, transparente e, sobretudo, aberta para sociedade. Por isso, desde o começo de nossa gestão tomamos a decisão de aumentar em 150% o recurso repassado essa área. Mesmo em tempos difíceis como estes, aumentamos o investimento em cultura e esporte para oferecer à sociedade de Mato Grosso do Sul um espaço de convivência e reflexão com a produção artística local. Esse é um dos papéis da universidade”, afirmou Turine.

Na avaliação da Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Campo Grande, Nilde Brun, a Semana Mais Cultura não é apenas um evento que promove a arte em todas as suas formas de expressão, mas que também estimula a formação de artistas e público. “Fiquei muito feliz ao ver que o festival abriu espaço para tratar da qualificação do artista e do público, porque esse debate precisa ser feito todos os dias para que as pessoas entendam como a cultura funciona, posicionando-a melhor no mercado local e no mercado nacional”, pontuou Brun.

Assinatura

Além da cerimônia de abertura da “Semana Mais Cultura”, a UFMS realizou uma solenidade especial para assinatura do protocolo de intenções com a Secretária Municipal de Cultura e Turismo (SECTUR) e Secretaria de Cultura e Cidadania do estado (SECC). O objetivo dos dois protocolos de intenção é desenvolver ações que promovam a cultura em diversos âmbitos, dede a formação artística e de público até a realização de espetáculos.

Nilde Brun ainda explica que no caso da prefeitura Municipal a UFMS ajudará a SECTUR a implantar o observatório do Turismo. “Nós definimos no protocolo de intenções várias ações para desenvolver em parceria com a universidade. Uma delas é o observatório do Turismo que vamos trabalhar a pesquisa, a organização e mapeamento da rede de turismo da capital para que possamos cada vez mais incrementar nosso trabalho e transformar as informações em dados que irão subsidiar os empresários e as pessoas que visitam nossa cidade”, esclareceu Brun.

Para o Secretário de Cultura e Cidadania Athayde Nery a parceira com a UFMS é vital porque “é na universidade que poderemos discutir os elementos de formação de nossa identidade cultural. Em nome disso, e em prol de um resgate de nossa história, precisamos expandir a cultura regional e o debate acerca dela. E a UFMS é uma parceira fundamental para nos ajudar a realizar essa tarefa”, frisou Athayde

Programação

Durante a Semana, serão oferecidos oficinas (Edição de áudio e vídeo, futebol de mesa, teatro, musicalização infantil, dança, etc), workshops (canto coral e voz cantada) e Masterclasses (Flauta, percussão, trompete, entre outros). Para participar, conhecer todas as modalidades oferecidas e fazer inscrições, os interessados devem acessar o link: https://proece.ufms.br/inscricoes-semana-mais-cultura/.

Compondo a programação da Semana Mais Cultura UFMS 2017, acontecem de 18 a 22 de setembro a mostra de fotografia “Os 40 anos do estado de Mato Grosso do Sul” e a mostra de curtas e longas-metragens com temas regionais e nacionais. A abertura da Exposição Fotográfica e a mostra de curtas e longas-metragens será realizada no dia 21 de setembro, às 17h, no Glauce Rocha, com a apresentação do filme: “A Dama do Rasqueado”, de Marinete Pinheiro, e contará com a presença da cantora Delinha.

As atrações da semana incluem instituições parceiras, como a UEMS, a UCDB e a Fundação de Cultura do Estado e com as produções de docentes e discentes dos cursos de Música, Jornalismo, Letras, Arquitetura, Educação Física, Artes Visuais, Pedagogia e do Clube de Astronomia Carl Sagan.

O evento terá ainda, observações noturnas do céu, com apoio de telescópios; mesas redondas e minicursos com temáticas variadas e, no dia 21/09, o dia dos tambores, que contempla discussões culturais acerca da influência da cultura africana no Brasil. Um dos destaques da programação é a série de apresentações que ocorrerá no teatro Glauce Rocha, com as peças de teatro Morte e vida Severina (16/09), O Pequeno Príncipe (17/09) e Medeia (22/9). Nos dias 15 e 18/09, a Semana apresenta, no Glauce Roca, o Trio Araticum e a Banda Sinfônica da UFMS, respectivamente, e no dia 19/09, um Festival de Dança. No dia 21, é a vez de Dino Rocha, que se apresenta no Glauce Rocha às 20 horas.

Os ingressos para as atrações no teatro Glauce Rocha podem ser retirados na secretaria da PROECE, que fica no prédio das pró-reitorias, ou no teatro, meia hora antes de cada apresentação. Os ingressos são gratuitos e limitados.

A lista de apresentações e oficinas está disponível na página e no Facebook oficial da UFMS, assim como no Facebook do evento: facebook.com/SemanaMaisCulturaUFMS.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS