Geral | Da redação | 09/05/2017 09h56

UCDB lança nesta terça-feira catálogo de Patrimônio Histórico e Cultural do MS

Compartilhe:

Nesta terça-feira (9) será lançado o catálogo “Patrimônio Histórico e Cultural do Mato Grosso do Sul” que reúne os imóveis tombados no Estado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Lançamento será realizado no anfiteatro da biblioteca Pe. Félix Zavattaro da Universidade Católica Dom Bosco, às 19h30.

Segundo uma das organizadoras do catálogo , a professora do curso de História da UCDB Maria Augusta de Castilho, o projeto recebeu o incentivo da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect) e algumas unidades já foram distribuídas.

“Foram feitos mil exemplares, e oitocentos já foram entregues em escolas, universidades, SESI, Sebrae, dentre outros, um investimento de R$ 20.000. Lá é possível ver todos os patrimônios com data de registro, tombamento, número e legislação”, explicou Maria Augusta.

Além de apresentar à população esses bens considerados patrimônios históricos e culturais de Mato Grosso do Sul, o intuito é esclarecer porquê os imóveis foram tombados pelo Iphan, já que para ser reconhecida desta forma, a estrutura precisa ter uma representatividade cultural, histórica, e de identidade para a região. A ideia também é conscientizar as pessoas de que este patrimônio é coletivo, ou seja, o dever de preservar, cuidar, e divulgar para que outros conheçam um pouco da história, é de todos.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS