Geral | Com Prefeitura de Aparecida do Taboado | 03/04/2023 12h39

Show de cantor autista emociona na 1ª Semana de Conscientização do Autismo

Compartilhe:

A sexta-feira (31 de março) foi de grandes emoções na Feira do Produtor Rural durante a abertura da 1ª Semana Municipal de Conscientização do Autismo.

O show do cantor Fernando Pavone emocionou o público e a participação do pequeno aparecidense Denilson Junior deixou a noite ainda mais especial. Ambos são diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), o que não os impede de sonhar e realizar. A cantora Thayla Costa também abrilhantou o evento.

A apresentação marcou a abertura da Semana Municipal de Conscientização do Autismo, que acontecerá até o dia 5 de abril em Aparecida do Taboado, com ações de conscientização sobre a importância da inclusão, do respeito e do conhecimento sobre o TEA.

A coordenadora do Núcleo de Educação Especial, Jaqueline Silva, explicou que o objetivo da campanha é levar informação para acabar com o preconceito e promover a verdadeira inclusão. “Essa campanha é grandiosa. Ela busca levar mais informações às famílias dos pacientes e também a toda a sociedade para que possamos construir um futuro melhor e mais inclusivo”, disse.

O prefeito José Natan também esteve presente e ressaltou o compromisso da gestão com a inclusão social em todos os seus aspectos. “Nós sempre tivemos esse olhar especial para a inclusão, tanto que criamos o Núcleo de Educação Especial, contratamos ADIs [auxiliar de desenvolvimento infantil] e hoje Aparecida do Taboado é um dos poucos municípios do Estado que tem 100% dos alunos ‘laudados’ [com laudo médico] acompanhados por profissionais, além do professor, dentro da sala de aula, buscando melhorar o seu desenvolvimento”, falou.

E aproveitou para anunciar uma novidade: a implantação do metaverso no sistema de ensino público. “No Mato Grosso do Sul eu tenho certeza, no país vamos descobrir, mas seremos uma das poucas cidades que terá o sistema metaverso de ensino, já nos próximos meses, para aprendizagem de alunos autistas e isso é um grande avanço, que nos deixa muito felizes”, comemorou. A ideia é desenvolver, aperfeiçoar e popularizar as ferramentas de ensino híbrido, de modo a criar na próxima década um modelo de estudo mais sofisticado do que o presencial.

O presidente da Câmara, vereador Jucleber Bim, autor do projeto de lei municipal nº 1.707/2022, que foi sancionada pelo prefeito José Natan, instituindo a Semana Municipal de Conscientização do Autismo também marcou presença. O parlamentar parabenizou a Administração por todas as ações que vêm sendo desenvolvidas em prol da Educação Especial, especialmente para os autistas.

Ainda estiveram presentes no evento o vice-prefeito Tenente Ávila; a 1ª dama Verônica de Paula; os secretários Ber Galter (Governo), Ana Rita Paião (Educação), Fernanda Ziviani (Administração), Fátimo Dias (Des. Econômico) e João Jacson (Procuradoria Jurídica); os vereadores Gustavo Neira e Gilberto Carrapicho; a equipe da Secretaria de Educação, servidores municipais e população em geral.

PROGRAMAÇÃO

A programação continua nesta segunda-feira, dia 3 de abril, celebrando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo com panfletagem no semáforo central às 11h. No período da tarde, às 15h, haverá uma caminhada pelo comércio local, promovida pela equipe pedagógica, para levar informação sobre a importância da conscientização.

Já no dia 4 de abril, no Rotary Club, serão realizadas palestras com a Turminha do Bem para os professores dos dois períodos, e a programação se encerra no dia 5 de abril, com mais uma ação de panfletagem e entrega de cartazes, só que dessa vez nos órgãos públicos.

Além de criar a Semana Municipal de Conscientização do Autismo, a Lei Municipal nº 1.707 institui a Política Municipal de Atendimento aos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS