Geral | Da Redação/Com Sesc MS | 30/07/2015 16h55

Sesc inicia atividades culturais na Morada dos Baís dia 12 de agosto

Compartilhe:

O aniversário de 116 anos de Campo Grande terá mais um presente à população: a inauguração do Sesc Morada dos Baís, no dia 12 de agosto, a partir das 08 horas. O espaço terá uma programação intensa com exposições de artes, literatura, cinema e apresentações musicais. 

“Entendemos que a cultura é elemento fundamental para o crescimento pessoal e qualidade de vida das pessoas. Queremos que este belo espaço faça o elo entre história e cultura, oferecendo ao público campo-grandense mais uma opção cultural. Teremos também no local a exposição permanente do acervo Sesc com obras de Conceição dos Bugres e Jorapimo, além do Museu Lídia Baís, que agora conta com novas obras adquiridas pelo Sesc”, explica a diretora regional, Regina Ferro.

Além disso, no local haverá o Sarau Cultural, com apresentações artísticas com grupos convidados, lançamentos de Cds e encontros musicais; encontros literários, filosóficos e musicais, encontros de clubes de cinéfolos. As exibições do CineSesc serão todas na Morada, além de sessões de cinema ao ar livre (Solarium).

A proposta do Sesc é mostrar aos artistas que este é um espaço que lhes pertence  e, para isso, haverá ocupações artísticas tanto para eventos pontuais e de representatividade no calendário da cidade, quanto para ensaios  ou encontros.

Apresentações de Teatro de rua e intervenções artísticas nas escadarias externas, visitas monitoradas e agendadas com grupos nas exposições, oficinas e apresentações do Palco Giratório também estão programados. Além do retorno do “Sexta no Sesc” com o fomento da produção dos músicos locais. O espaço contará, ainda, com ateliê aberto, workshop e oficinas de artes visuais.

O Sesc pretende investir de R$690 mil em revitalização do paisagismo já existente, mobiliário e adequações elétricas necessárias, porém, como se trata de um prédio tombado, o Sesc obedecerá às normas definidas pela Semadur.

Sobre a família Baís – Bernardo Franco Baís, primeiro italiano a chegar em Campo Grande, começa a construção do primeiro sobrado da avenida Afonso Pena do contexto urbano da Capital, edificado em alvenaria, com argamassa de saibro, cal e areia, coberto originalmente com telhas de ardósia, vindas da Itália. A obra, concluída em 1918, passou à residência da família até 1938. Em 1937, Lídia Baís (filha de Bernardo) pinta os painéis nas paredes do sobrado. A sala azul era o quarto de Lídia, intitulada Sala Mística. A sala rosa, Sala das Paixões.

Serviço - O Morada dos Baís fica na Avenida Noroeste, 5140 – Centro. Informações 3311-4300.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS