Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 28/05/2015 11h36

Seminário internacional debate Políticas Culturais no RJ

Compartilhe:
Seminário reúne especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área de políticas culturais (Foto: SPC) Seminário reúne especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área de políticas culturais (Foto: SPC)

Um espaço privilegiado de discussão e reflexão das políticas culturais. Assim foi definido o VI Seminário Internacional de Políticas Culturais pelo secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura (MinC), Guilherme Varella. O encontro, que ocorre na Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro, contou com a presença do secretário na mesa de abertura, representando o ministro Juca Ferreira, na terça-feira (26). Também participaram Lia Calabre e Déborah Rebello, presidente e chefe do serviço de pesquisa de políticas culturais da Fundação, além do gerente de Inovação do Itaú Cultural, Marcos Cuzziol.

O seminário reúne especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área de políticas culturais. Na programação, atividades como conferências, palestras e mesas de discussão, que abordam temas como a Política Nacional de Cultura Viva, Direito e Cidadania Cultural, Economia Criativa, Políticas Culturais no Setor Audiovisual, Sistema Nacional de Cultura e Patrimônio Imaterial. 

O evento tem como objetivo criar um diálogo entre o setor acadêmico, agentes culturais e a sociedade civil. "Representa um momento de união entre teoria e prática, o poder público dialogando com o mundo acadêmico, entendendo como as universidades estão estudando o tema e identificando as tendências das políticas culturais no Brasil e fora do país", ressaltou Varella.

Varella destacou, ainda, que o MinC apresentou, logo no início do Seminário, sua agenda de trabalho na construção e no fortalecimento das políticas culturais, submetendo-a ao crivo dos profissionais presentes. "A recepção foi extremamente positiva e a agenda está completamente alinhada com as discussões nas universidades. É importante provocar essa difusão e repercussão, na medida em que estamos com a economia da cultura em pauta, debatendo cultura e cidade, cultura e educação", afirmou.

Para o secretário, o desafio do MinC agora é articular ações para uma maior aproximação com a rede universitária e com os centros de pesquisas culturais que se formaram nos últimos dez anos em todo o país. "O Ministério foi o responsável por estimular o tema de cultura nas universidades e, a partir disso, foram formados muitos centros de pesquisas, grupos de discussão e de trabalho. O desafio agora é se reaproximar dessa massa crítica, articular esses pontos e conversar com cada um para trabalharmos juntos na formulação das políticas culturais no Brasil", concluiu.

O VI Seminário Internacional de Políticas Culturais tem programação até esta sexta-feira, 29 de maio. Confira a programação no link disponível nesta página.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS