Geral | Da Redação/Com Prefeitura de Chapadão do Sul | 11/09/2015 17h16

Seminário busca implementar sistema municipal de cultura em Chapadão

Compartilhe:

 “A cultura é nosso remédio, muitas pessoas com depressão e outras doenças realizando aulas de canto, teatro ou outras atividade ligadas a esta, apresentam uma melhora no aspecto mental, intelectual e social” afirma, Claúdia Medeiros , Superintendente de Economia Criativa do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. 
Pensando no desenvolvimento amplo da cultura, no dia de hoje (11) está acontecendo o 2º Seminário Regionais do Projeto de Apoio à Implementação do sistema Municipal de Cultura – PROSIMC realizado pela Secretaria de Cultura e Esporte e a Secretaria Criativa SUPEC/SECTEI/MS, no Centro de Convivência da Melhor Idade, na Av. Goiás , n° 200, Bairro Flamboyant.O seminário faz parte de um acordo de cooperação mútua com o Governo do Estado visando o desenvolvimento do Sistema de Cultura, um instrumento de gestão compartilhada de políticas públicas de cultura entre o poder público e a sociedade civil.

De forma descentralizada e participativa, instituindo um processo de gestão e promoção conjunta de políticas públicas de cultura, democráticas e permanentes, pactuada entre o poder público e a sociedade civil, tendo por objetivo promover o desenvolvimento humano, social e econômico com pleno exercício dos direitos culturais.

O Sistema Municipal de Cultura contempla a criação do Plano Municipal de Cultura, com o planejamento e execução de políticas públicas de cultura por um período de 10 anos, além da criação do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura, estão sendo feitos cronogramas para melhor atender esta área.

Nesta fase estão sendo realizados estudos de viabilidade para a integração dos municípios do estado de MS. Na abertura da solenidade foi ressaltada a importância de promover a intercambio cultural entre as cidades fortalecendo os vínculos entre elas, além da preocupação de políticas publicas na área e investimentos no setor.

Superintendente de Economia Criativa do Governo do Estado afirma que a cultura gera renda, qualidade de vida da população e é essencial está implementação nos municípios do estado e que todo o cidadão tem o direito a cultura, conforme o art. 16  da Constituição Federal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS