Geral | Da Redação/Com FCMS | 28/01/2015 19h51

SECTEI reúne presidentes da Fundtur e Fundect para planejar a pasta sob a diretriz da economia criativa

Compartilhe:

Na tarde da última terça feira (27), o secretário de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery e sua subsecretária Andréa Freire reuniram-se com os presidentes da Fundação de Turismo de MS, Nelson Cintra e da Fundação da Ciência e Tecnologia de MS (Fundect), Marcelo Turine, para planejarem a gestão da pasta.

A intenção é atender a diretriz solicitada pelo governador Reinaldo Azambuja e estruturar um plano estratégico de ação inicialmente para 100 dias, a ser entregue no início de fevereiro e posteriormente traçar os indicadores e as metas para 2015. A nova gestão visa ainda estabelecer um contrato de desempenho dos secretários com o governador que determinará as prioridades de atendimento às demandas da população.

De acordo com o secretário Athayde, o fomento e a potencialização da economia criativa é quem vai direcionar as ações da Secretaria de Estado de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (SECTEI), sendo que as fundações ligadas à pasta terão que posicionarem sua gestão sob este novo contexto de gestão pública. “Esta é uma forma moderna de administração, onde a transversalidade das ações de todas as secretarias e fundações irá propiciar mais agilidade na solução dos problemas. Desejamos agregar valor à cultura e ao turismo por meio de inovações”, explicou.

O investimento na capacitação dos servidores público e dos gestores da cadeia produtiva no âmbito da economia criativa também foi pauta da reunião. A meta é promover a sinergia dos campos de conhecimento, formando-se conselhos executivos para a tomada de decisões. O secretário apontou também a prioridade de dotar o estado de legislação pertinente para o recebimento de recursos do governo federal, fundo a fundo. Um exemplo disso é a aprovação do Sistema Estadual de Cultura pela Assembléia Legislativa do Estado, para que a cultura conquiste um orçamento inicial de R$ 6 milhões para a execução de suas políticas públicas.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS