Geral | Da Redação/Com FCMS | 19/06/2015 11h48

Sectei realiza seminários para apoio à estruturação da cultura nos municípios

Compartilhe:

Depois de reunir representantes do Ministério da Cultura (MINC) e gestores públicos estaduais e municipais, alinhando conceitos de atuação no campo da Economia Criativa, a Secretaria de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação (Sectei) e a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul promovem entre os dias 23 de junho e 13 de julho o 1º Ciclo de Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura em Mato Grosso do Sul (Prosimc).

O evento tem como objetivo principal refletir, debater e impulsionar a estruturação da política para a Cultura no âmbito da gestão cultural em Mato Grosso do Sul, por meio de seminários e encontros com gestores municipais, estimulando alianças de cooperação entres os municípios e desenvolvendo o setor da cultura do Estado.

O projeto se estrutura em duas etapas, a serem desenvolvidas em 2015 e 2016. Em 2015, a primeira etapa “A” visa ao fomento da estruturação (criação, implementação e atualização) dos Conselhos Municipais de Políticas Culturais, à elaboração dos Diagnósticos Culturais Municipais e à constituição legal dos Sistemas Municipais de Cultura. A segunda etapa “B”, a ser desenvolvida em 2016, prevê o apoio à elaboração dos Planos Municipais de Cultura, beneficiando assim as dez microrregiões do Estado.

Segundo a superintendente de Economia Criativa, Cláudia Medeiros, este é o momento em que a Cultura passa a ser planejada com o olhar para as três dimensões da cultura: simbólica, cidadã e econômica, alinhada às ações de políticas públicas que ocorrem no âmbito nacional.

“Quando organizamos este projeto, estruturado nas três esferas de governo, ele mexe com toda a cadeia produtiva da cultura local, desde a visão da valorização do patrimônio, seja ele material ou imaterial, aos pontos culminantes que impactam no desenvolvimento dos municípios. O Brasil passa pela institucionalização da Cultura. O MinC orienta que o País fique antenado a este momento, e o Estado deseja que os municípios acompanhem a política nacional, sendo esta a meta número um do Plano Nacional e Estadual de Cultura”, assinala a superintendente.

O secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Athayde Nery, conta que eventos que promovam a aproximação de gestores públicos devem acontecer permanentemente, induzindo assim a unidade de pensamento e ação entre os municípios de todo o Estado.

“É importante darmos continuidade aos encontros que reúnam gestores comprometidos com as políticas de desenvolvimento sustentável e crescimento econômico. Assim podemos juntos estimular ideias que ajudem a potencializar e ampliar metas e ações estratégicas para o Estado”, afirma o secretário.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS