Geral | Da redação | 26/10/2017 09h58

SECC realiza Encontro Regional de Gestores de Cultura em Aquidauana

Compartilhe:

O município de Aquidauana sediou o Encontro Regional dos Gestores de Cultura, com a participação dos municípios de Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos do Buriti e Miranda. O encontro aconteceu na sede da Fundação de Cultura e Turismo de Aquidauana na última quarta-feira, 18.

O encontro faz parte dos Seminários Regionais do Projeto de Apoio à Estruturação dos Sistemas Municipais de Cultura Superintendência de Cultura (PROSIMC), vinculado a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC/MS).

Em Aquidauana, as palestras e orientações aos gestores de cultura foram ministradas pelo gestor de Atividades Culturais da SECC/MS, Baldinir Bezerra da Silva e pelo superintendente do Fundo de Investimentos Culturais (FIC-MS), Ricardo Maia dos Santos.

A equipe técnica da Fundação de Cultura de Aquidauana participou do encontro, buscando a troca de experiências e orientação técnica, sobretudo para a elaboração dos projetos de captação de recursos para os eventos e programas culturais do Município.

O PROSIMC visa impulsionar a estruturação da política cultural no âmbito da Gestão Cultural Estadual e Municipal no Mato Grosso do Sul, por meio de orientação técnica para o planejamento e criação dos elementos constitutivos dos Sistemas Municipais de Cultura, bem como estimular alianças de cooperação entres os municípios sul-mato-grossenses, buscando o desenvolvimento cultural do Estado.

No encontro foi falado sobre a importância da elaboração dos Planos Municipais de Cultura e criação e/ou adequação dos Fundos Municipais de Incentivo à Cultura, instrumentos de gestão intrínsecos à operacionalização dos Sistemas Municipais de Cultura.

Em Aquidauana, a Fundação Municipal de Cultura já está se mobilizando e organizando para a elaboração do Plano Municipal de Cultura, que será produzido em conjunto entre a sociedade civil organizada, produtores culturais, entidades, câmara municipal e o poder público municipal.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS