Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 28/02/2015 21h11

SCDC amplia aproximação com povos indígenas

Compartilhe:

Representantes da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC) do Ministério da Cultura (MinC) estiveram no Memorial dos Povos Indígenas, em Brasília, a convite do cacique Alvaro Tukano, liderança indígena atuante desde a constituição de 1988 e atual diretor do espaço. O secretário de Cultura do DF, Guilherme Reis, membros de sua equipe e diversos consultores e especialistas da pauta indígena no Brasil também estiveram presentes na agenda. 

Construído em 1987 e com 2.984,08 m² de área construída, o prédio, localizado no Eixo Monumental de Brasília, foi projetado por Oscar Niemeyer em forma de espiral, que remete a uma maloca redonda dos índios Yanomami. Depois da visita, Alvaro Tukano apresentou como prioridade da sua gestão a sustentabilidade do espaço e a sua revitalização. 

O espaço conta com um acervo básico que contem uma coleção etnográfica de 382 peças doadas pelos antropólogos Darcy e Berta Ribeiro, incluindo alguns dos melhores exemplares da plumaria Urubu-Kaapor reunidas durante aproximadamente 40 anos de pesquisa de campo.

Segundo o diretor da Cidadania e da Diversidade Cultural da SCDC, Alexandre Santini, o memorial tem um enorme potencial para agregar e mobilizar redes, ativistas, artistas e fazedores culturais da área. "Este local pode ser uma espécie de embaixada indígena no Brasil, de forma a conectar inteligências que se organizam em torno do reconhecimento da luta indígena", afirmou Santini durante a visita.

Novos projetos, parcerias e outras atividades que envolvem a Secretaria Distrital de Cultura, a SCDC e o Memorial dos Povos Indígenas estão sendo pensadas e em breve serão anunciadas. A atual gestão do Ministério da Cultura também está atenta à pauta e, para este ano, elencou a questão indígena à categoria de prioridade. Para 2015 está previsto um edital específico para fomento de Pontos de Cultura Indígenas, com dotação orçamentária inicial de R$ 2 milhões via SCDC.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS