Geral | Da Redação/Com Ministério da Cultura | 22/10/2015 11h47

Relação entre cultura e Língua Portuguesa entram em pauta

Compartilhe:

A relação entre Cultura e Língua Portuguesa será tema de bate-papo ao vivo com a diretora-executiva do Instituto Internacional da Língua Portuguesa (IILP), a moçambicana Marisa Mendonça. Promovido pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) do Ministério da Cultura (MinC), o evento será transmitido ao vivo pelo site e redes sociais do ministério, no dia 28 de outubro, a partir das 12 horas. No mesmo dia, às 15h, Marisa também se reúne em Brasília com o secretário-executivo do MinC, João Brant.

Um dos temas que serão abordados durante o bate-papo, que também contará com a presença do diretor de Relações Internacionais do MinC, Gustavo Pacheco, são as atividades realizadas pelo IILP. Fundado em 1989, com sede em Cabo Verde, o instituto faz parte Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). É voltado para a promoção, a defesa, o enriquecimento e a difusão da língua portuguesa como veículo de cultura, educação e informação. Entre suas diversas funções, está, por exemplo, a implementação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. 

O ministro da Cultura, Juca Ferreira, defende o acordo ortográfico como fundamental. A iniciativa busca suprir uma deficiência entre os países de língua portuguesa (que juntos formam a quinta maior economia do mundo), que é a falta de uma escrita comum.

O IILP também é responsável pela implementação do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE).  A plataforma on-line tem como objetivo oferecer, à comunidade de professores e interessados em geral, recursos e materiais para o ensino e a aprendizagem do português como língua estrangeira (PLE). 

Marisa Mendonça assumiu a diretoria do IILP em 2014. Doutora em educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Marisa foi diretora, entre 2003 e 2009, da Faculdade de Línguas da Universidade Pedagógica, em Moçambique (2003-2009). Também atuou, entre 2005 e 2013, como coordenadora-geral do Programa de Formação Contínua de Professores de Português no Programa da Universidade Pedagógica-Instituto Camões. Além disso, entre 2009 e 2012, foi diretora da Faculdade de Ciências da Linguagem, Comunicação e Artes da Universidade Pedagógica, Moçambique.

Reunião - Durante o encontro entre o secretário João Brant e a diretora Marisa Mendonça, um dos temas que será abordado é a Comissão Nacional do ILLP. Trata-se de uma instância que representa os interesses do Brasil junto ao Instituto e acompanha a implementação de seus Planos de Ação. 

O MinC, por meio da DRI, conta com assentos nessa Comissão, que é integrada também por representantes dos ministérios da Educação e das Relações Exteriores, além de especialistas em língua portuguesa de entidades como a Academia Brasileira de Letras e a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), entre outros.

Outra pauta é relativa ao Acordo Ortográfico e ao reforço da posição brasileira em relação à não revisão ou prorrogação da vigência do prazo de transição. A previsão é que o acordo entre em vigência, em caráter definitivo, em 1º de janeiro de 2016.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS