Geral | Da redação/com Ministério da Cultura | 13/04/2015 11h03

Propostas tiradas no encontro sobre cultura e cidades em Montevidéu serão levadas à ONU

Compartilhe:

O seminário Cidade e cultura, a reconquista do espaço público concluído na tarde de sexta-feira (10/4), em Montevidéu, aprovou uma série de propostas que serão levadas para discussão no Habit III, a terceira Conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável que acontecerá em 2016. Também foi decidida a implantação permanente desse encontro como ferramenta subsidiária na elaboração de políticas públicas.

No encerramento do seminário, o ministro Juca Ferreira falou da importância da cultura na construção das cidades latino-americanas e da necessidade de revalorizar o espaço público como lugar de convivência e afetos. "As relações humanas qualificadas inevitavelmente produzem cultura, de algum tipo. A cultura é um instrumento de revitalização das cidades, é uma dimensão da vida humana, e nesse sentido a relação da cultura e cidade é fundamental".

São Paulo, cujo Plano Diretor mereceu elogios Nações Unidas, foi citada durante o evento. O ministro, que foi Secretário da Cultura da capital paulista, comentou a importância da construção de ciclovias como meio de reduzir os problemas da mobilidade urbana, a experiência de legalizar os artistas de rua, o carnaval, e a conexão criada entre o centro e a periferia. "São experiências bem-sucedidas que podem ajudar os que não acreditam que a cultura tem um papel importante neste processo", disse.

O próximo seminário sobre cultura e espaço público ocorrerá em Rosário, na Argentina, ainda este ano, quando será redigido um manifesto sobre o tema. Em 2016 o encontro terá  lugar em São Paulo, onde está previsto o lançamento do "Prêmio intervenções urbanas no espaço público", que pretende reconhecer iniciativas latino-americanas que melhoram a qualidade de vida de seus habitantes.

Para Juca Ferreira esta reunião pode gerar uma série de mobilizações, desde o cidadão comum, passando por ativistas culturais, produtores, artistas, atingindo também parlamentares e legisladores.

Participaram do encontro, além de Juca Ferreira, Mariano Arana, arquiteto e ex-prefeito de Montevidéu, Josep Ramoneda, e o presidente do Instituto de Tecnologia da Cultura do Centro Pompidou. 

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS