Geral | Da Redação/Com Sesc MS | 01/09/2015 21h50

Professora do Sesc é finalista em prêmio nacional

Compartilhe:

A professora de Língua Portuguesa do Sesc Escola Horto, Lia Raquel Toledo Brambilla Gasques é uma das 50 selecionadas da 18ª edição do Prêmio Educador Nota 10, que valoriza projetos na Educação Básica desenvolvido por profissionais de diversas disciplinas da Educação Infantil e Ensino Fundamental de todo o país. 

Com o projeto "E eles olharam com os olhos de Capitu”, uma peça teatral desenvolvida pelos alunos do 9º ano A, a professora passou por avaliação de uma comissão composta por profissionais e especialistas da educação, sendo a única finalista de Mato Grosso do Sul.

Segundo Lia foram feitas leituras coletivas em sala de aula para que os alunos entendessem o livro Dom Casmurro de Machado de Assis e pudessem perguntar, criticar e até argumentar sobre a importância do que leram para a vida deles.

Lia comentou que houve dificuldades no trabalho, como na interpretação de algumas palavras do texto para a elaboração do roteiro da peça. No entanto, ela afirmou que os deixavam opinar e compartilhar as decisões sobre o roteiro com os colegas de sala. “O texto não era adaptado, fiz questão disso, mas depois quando começamos juntos, perguntas surgiram e, com isso, eles ficaram muito envolvidos com o texto”, explicou ela.

Todo o roteiro foi escrito pelos alunos e os ensaios do teatro teve a ajuda do colega professor de Artes, Maicon Moreno. O envolvimento dos alunos com a apresentação foi tanto, como ressaltou Lia, que “eles quiseram colocar duas danças. Eles escolheram a música e fizeram a coreografia”.

Sobre o prêmio - O prêmio, iniciativa da Fundação Victor Civita, tem parceria da Fundação Roberto Marinho. Os 50 finalistas serão beneficiados com assinaturas da revista Nova Escola ou Gestão Escolar, da Editora Abril. Destes, 20 serão premiados com tablets. Já os 10 vencedores - professores ou gestores - levarão para casa R$ 15 mil em compras. O resultado deve sair ainda na primeira semana de setembro.

Além de reconhecer o trabalho educacional promovido nas escolas de ensino regular, o prêmio identifica e divulga experiências educativas por professores, diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais.

VEJA MAIS
Compartilhe:

PARCEIROS